Nos últimos dias, Sintra recebeu a 5ª edição do Aura Festival. Este ano subordinado ao tema Light Atmospheres, foram apresentadas 10 obras de autor que durante 4 noites iluminaram o centro da vila. Novamente estive lá, à semelhança dos anos anteriores (podem ver aqui e aqui ) e trago algumas imagens do que por lá vi. Não fazem justiça à beleza das instalações, porque no local elas transmitem uma mensagem valiosa, de preocupação pelos recursos do planeta e, sendo à noite, nunca se consegue captar na lente toda a beleza destas obras de arte construídas de luz e som.
Talvez seja a peça mais icónica deste ano. Gaia de Luke Jerram é uma esfera de sete metros de diâmetro que reproduz fotografias obtidas por um satélite da Nasa. Tem sido apresentada em imensas exposições tendo estado, inclusivamente, no Museu de História Natural em Londres.
Um belo efeito, através das árvores |
Entretanto, as cores nas próprias árvores por ali eram maravilhosas e permitiam-nos apreciar as obras seguintes
Digital Landscape - de Markus Jordam
Moon Flower de Mathieu Tercieux. Lasermapping interativo numa parede no Miradouro dos Castanheiros.
De Oskar & Gaspar. Uma projecção em vídeo mapping sobre a fachada do Palácio da Vila intitulada "O Nosso Mundo Chegou ao Fim?"
As árvores com um brilho diferente |
Error-43, com a instalação Nasci, nasci. Aqui um pequeno pormenor onde é simulada a vida marinha através de criaturas tecnológicas que interagem com o visitante..
E assim se fez mais uma edição do Aura Festival. Não consegui boas fotos das restantes instalações mas asseguro-vos que estavam bastante interessantes, tendo como lema comum o nosso planeta e a sua sobrevivência. Cada vez mais este tema é apresentado sob diversas formas, o que me parece ser um sinal positivo, pois a arte também deve refletir as nossas preocupações e este é, sem dúvida, o tema do momento.
E que bem sabe passear por Sintra à noite e ver a arte nas ruas.
E que bem sabe passear por Sintra à noite e ver a arte nas ruas.
Fui a Sintra e reparei no enorme planeta que lá estava, mas não tinha ideia que fazia parte desse festival. Nem tinha conhecimento!
ResponderEliminarBlog: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFSxFwBUO4vK64lhrW2reyw
Que pena não ter sabido. É que as outras instalações também estavam bem interessantes. Fazem todos os anos por esta altura. Beijinhos
ResponderEliminar