5 de agosto de 2019

Aura Festival em Sintra

Nos últimos dias, Sintra recebeu a 5ª edição do Aura Festival. Este ano subordinado ao tema Light Atmospheres, foram apresentadas 10 obras de autor que durante 4 noites iluminaram o centro da vila. Novamente estive lá, à semelhança dos anos anteriores (podem ver aqui e aqui ) e trago algumas imagens do que por lá vi. Não fazem justiça à beleza das instalações, porque  no local elas transmitem uma mensagem valiosa, de preocupação pelos recursos do planeta e, sendo à noite, nunca se consegue captar na lente toda a beleza destas obras de arte construídas de luz e som.
 
Talvez seja a peça mais icónica deste ano. Gaia de Luke Jerram é uma  esfera de sete metros de diâmetro que reproduz fotografias obtidas por um satélite da Nasa. Tem sido apresentada em imensas exposições tendo estado, inclusivamente, no Museu de História Natural em Londres.
 
Aura festival

Aura Festival
Um belo efeito, através das árvores

Entretanto, as cores nas próprias árvores por ali eram maravilhosas e permitiam-nos apreciar as obras seguintes


Digital Landscape - de Markus Jordam

Aura Festival
 
Moon Flower de Mathieu Tercieux. Lasermapping interativo numa parede no Miradouro dos Castanheiros.
 
Aura Festival
 
De Oskar & Gaspar. Uma projecção em vídeo mapping sobre a fachada do Palácio da Vila intitulada "O Nosso Mundo Chegou ao Fim?"

Aura Festival


As árvores com um brilho diferente
 
Error-43, com a instalação Nasci, nasci. Aqui um pequeno pormenor onde é simulada a vida marinha através de criaturas tecnológicas que interagem com o visitante..

 
E assim se fez mais uma edição do Aura Festival. Não consegui boas fotos das restantes instalações mas asseguro-vos que estavam bastante interessantes, tendo como lema comum o nosso planeta e a sua sobrevivência. Cada vez mais este tema é apresentado sob diversas formas, o que me parece ser um sinal positivo, pois a arte também deve refletir as nossas preocupações e este é, sem dúvida, o tema do momento.

E que bem sabe passear por Sintra à noite e ver a arte nas ruas.

2 comentários:

  1. Fui a Sintra e reparei no enorme planeta que lá estava, mas não tinha ideia que fazia parte desse festival. Nem tinha conhecimento!

    Blog: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFSxFwBUO4vK64lhrW2reyw

    ResponderEliminar
  2. Que pena não ter sabido. É que as outras instalações também estavam bem interessantes. Fazem todos os anos por esta altura. Beijinhos

    ResponderEliminar