5 de abril de 2019

Bolo de iogurte e fruta

Muito fofo, perfumado e a lembrar as tardes quentes de verão. Ficou assim este bolo que tem uma pequeníssima história por trás.

Quando comprei o pacote de frutos vermelhos para fazer o bolo do qual já partilhei a receita aqui, reparei que havia lá à venda também uma outra embalagem com frutos variados. Fiquei curiosa e acabei por trazer, noutra ida às compras.
 
Entretanto pensei que bolo poderia fazer com as frutas e lembrei-me que a base poderia muito bem ser um bolo de iogurte. E já que é de bolo de iogurte, porque não fazer um recheio e cobertura na mesma linha? Resultou assim um bolo leve e agradável, fresquinho e delicioso.

 
 
Preparados para a receita?
 
Massa 
4 ovos grandes
250 gr de farinha
250 gr de açúcar
1 copo de iogurte*
1 copo de óleo 
fermento
 
Recheio e cobertura
1 pacote de frutos variados congelados**
200 gr de natas
4 copos de iogurte
4 folhas de gelatina
 
Bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescentar o óleo, o fermento e o iogurte e continuar a bater. Adicionar delicadamente a farinha com a ajuda da vara de arames.
Vai ao forno a 180º em forma untada e enfarinhada durante cerca de 45 minutos.
 
Desenformar ainda morno e cortar o bolo ao meio. Deixar arrefecer.
 
Bater as natas até ficarem bem firmes. Dissolver as folhas de gelatina (previamente hidratadas) num pouco de iogurte morno e adicionar ao restante iogurte. Acrescentar as natas e mexer com suavidade para não perder volume, mas de maneira a que o creme fique uniforme.
 
Levar ao frio para prender um pouco.
 
Montagem do bolo
 
Colocar a base no prato, distribuir metade do creme que já deverá estar fresco e colocar por cima metade das frutas. Sobrepor a outra metade do bolo e distribuir sobre esta o resto do creme. Colocar as restantes frutas e enfeitar com hortelã (opcional). Servir bem fresco.
 
 
* Comprei uma embalagem de 1 kg de iogurte cremoso com pedaços de pêssego e maracujá e ainda sobrou
** Descongelei e retirei o excesso de líquido, mas faz-se perfeitamente com frutas variadas e macias que tenha em casa.



Então já sabem, espero que façam este bolo que fica realmente muito agradável, e depois contem como correu. Se tiverem alguma dúvida deixem nos comentários.

2 comentários: