15 de dezembro de 2018

Bolo de cenoura com ganache de chocolate

Um bolo caseiro e super fácil de fazer com um ganache de chocolate delicioso, o que se pode pedir mais?
 
Com esta receita costumo usar uma forma de buraco mas desta vez experimentei uma lisa e um pouco grande, daí o bolo ter ficado mais baixo do que o habitual. Mas aquela cobertura... ai aquela cobertura...
 
Doçaria

Ingredientes:

4 cenouras cruas médias
3 ovos grandes
1 chávena de óleo
3 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de açúcar
fermento

Colocar tudo no copo misturador (as cenouras devem estar cortadas em pedaços pequenos), ligar o aparelho na sua potência máxima durante 2 minutos. Colocar numa forma untada e enfarinhada e levar a forno médio (180º) durante uns 30 minutos.

Desenformar quando estiver morno.

Ganache de chocolate:

100 gr de chocolate de culinária
1 pacote de natas (200 ml)

Picar o chocolate e levar ao micro-ondas com as natas, o tempo necessário para poder derreter o chocolate sem ferver as natas. Em caso de dúvidas é preferível ir vigiando, abrindo a porta de 5 em 5 segundos. Como alternativa, pode derreter o chocolate nas natas aquecidas em banho-Maria, da forma tradicional.

Este ganaché deve ser colocado ainda morno sobre o bolo.

Alternativa de cobertura
Pode sempre optar por substituir o ganaché de chocolate por uma calda de cenoura. É só levar ao lume água e açúcar para fazer uma calda ligeira e acrescentar cenoura ralada em tirinhas muito finas. Deixar espessar e cozinhar.  Regar o bolo enquanto a calda ainda estiver morna.

E é isto. Um bolo simples de preparar e com a possibilidade de fazê-lo com dois tipos de cobertura diferentes. Escolha a que mais gosta e...

Bom apetite

2 comentários: