22 de julho de 2018

Um convite ao descanso

Mafra é sinónimo de Convento que é um monumento que conheço e do qual gosto imenso, mas hoje decidi mostrar o Jardim do Cerco, um espaço lindo e arborizado que se encontra mesmo do lado esquerdo do Convento de Mafra (para quem for a entrar).

Trata-se de um espaço com um total de 8 hectares mandado construir por D. João V em 1718, inspirado à época pelos jardins de Versalhes. Este jardim tem na sua continuidade a Tapada de Mafra, que já mostrei aqui mas não existe neste momento acesso directo.

Sob a tutela da Câmara Municipal de Mafra, encontra-se muito bem conservado, sendo um local magnifico para passeios com crianças, tendo inclusivamente um parque infantil, para além dos seus jardins, bosque e horta de plantas aromáticas bem tratadas e identificadas com nomes e demais informação.
 

O jardim ao estilo barroso tem um grande lago central e uma nora que foi recentemente restaurada encontrando-se agora em perfeitas condições de funcionamento







Passando para lá dos jardins, encontramos o bosque que convida a longas caminhadas. É verdadeiramente inspirador.


A um canto dos jardins existe a horta com as plantas aromáticas devidamente identificadas. São inúmeros canteiros bem cuidados com as plantas que se utilizariam na época da sua construção.



A entrada do Jardim do Cerco, mesmo ao lado do Convento de Mafra.

 
 
Horário de funcionamento:
9:00 h /17:00h (Outubro a Março)
9:00 h /19:00h (Abril a Setembro)
Entrada livre (Encerra ao 3.º domingo de cada mês)
 
Mais informação: aqui
 
Espero que tenham gostado desta sugestão de passeio, para quem ainda não conhecia. Para quem já lá esteve, o que acharam? Vale bem outra visita, não é?...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário