16 de junho de 2018

Óbidos - a vila

É uma das mais emblemáticas vilas de Portugal. A vila de Óbidos fica no concelho com o mesmo nome - distrito de Leiria - e já no tempo dos romanos era habitada, por ela tendo passado povos como os visigodos e os árabes. Foi terra de reis e rainhas sendo, inclusivamente, parte do dote de casamentos reais e mantém desde a época medieval um traçado típico de uma vila construída dentro das muralhas do castelo.
 
Sendo uma zona turística por excelência, ao longo dos anos os seus eventos temáticos tornaram-na ainda mais famosa. Já lá fui nessas alturas mas desta vez optei por visitá-la em dias mais calmos.
Calmos não significa desertos, antes pelo contrário. As ruas principais estão em permanente azáfama mas dá para passear tranquilamente, sair dos caminhos mais óbvios e percorrer toda a vila, onde ruas estreitas levam a habitações que parecem quase de bonecas.
 










A vila está vedada aos automóveis que não sejam de moradores locais ou de serviço (podem deixar o carro num dos parques à entrada, sendo um deles gratuito)  portanto, preparem-se para andar a pé. Não é complicado porque Óbidos é relativamente pequena mas se quiserem ver tudo vão ter que subir e descer umas quantas ruas.
 
- Então, e a famosa ginja de Óbidos em copo de chocolate, provaste?
- Desta vez não! Que a tarde já ia a meio e tivemos de fazer-nos ao caminho, que ainda havia mais para visitar...

10 comentários:

  1. Fui só uma vez a Óbidos e fiquei rendida... é mesmo a minha cara! Adoro adoro!

    ResponderEliminar
  2. É uma terra muito bonita, já lá fui umas duas vezes e não me importo de voltar. :) Lindas fotos. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Inês. É um sitio muito bom, mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de visitar as aldeias históricas, como por exemplo Monsanto e Monsaraz. Já visitei duas vezes Óbidos, mas durante os eventos nem pensar. E a ginja.... ui não consigo resistir :)

    ResponderEliminar
  5. Monsanto e Monsaraz também conheço. Adoro! E Castelo de Vide. Há tantas vilas e aldeias lindas. Dantes é que não fotografava tanto, mas quando lá for, colocarei fotos.

    ResponderEliminar
  6. Já fui diversas vezes a Obidos, é tudo tão lindo :)
    Beijinho *

    http://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Verdade, e tem sempre algo de novo para ver Bjs

    ResponderEliminar