16 de junho de 2018

Óbidos - a vila

É uma das mais emblemáticas vilas de Portugal. A vila de Óbidos fica no concelho com o mesmo nome - distrito de Leiria - e já no tempo dos romanos era habitada, por ela tendo passado povos como os visigodos e os árabes. Foi terra de reis e rainhas sendo, inclusivamente, parte do dote de casamentos reais e mantém desde a época medieval um traçado típico de uma vila construída dentro das muralhas do castelo.
 
Sendo uma zona turística por excelência, ao longo dos anos os seus eventos temáticos tornaram-na ainda mais famosa. Já lá fui nessas alturas mas desta vez optei por visitá-la em dias mais calmos.
Calmos não significa desertos, antes pelo contrário. As ruas principais estão em permanente azáfama mas dá para passear tranquilamente, sair dos caminhos mais óbvios e percorrer toda a vila, onde ruas estreitas levam a habitações que parecem quase de bonecas.
 










A vila está vedada aos automóveis que não sejam de moradores locais ou de serviço (podem deixar o carro num dos parques à entrada, sendo um deles gratuito)  portanto, preparem-se para andar a pé. Não é complicado porque Óbidos é relativamente pequena mas se quiserem ver tudo vão ter que subir e descer umas quantas ruas.
 
- Então, e a famosa ginja de Óbidos em copo de chocolate, provaste?
- Desta vez não! Que a tarde já ia a meio e tivemos de fazer-nos ao caminho, que ainda havia mais para visitar...

10 comentários:

Xica Maria disse...

Fui só uma vez a Óbidos e fiquei rendida... é mesmo a minha cara! Adoro adoro!

Inês disse...

É uma terra muito bonita, já lá fui umas duas vezes e não me importo de voltar. :) Lindas fotos. :)
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

Coisas de Feltro disse...

É linda sim, de vez em quando vou lá.

Coisas de Feltro disse...

Obrigada Inês. É um sitio muito bom, mesmo.

A.João disse...

Gosto de visitar as aldeias históricas, como por exemplo Monsanto e Monsaraz. Já visitei duas vezes Óbidos, mas durante os eventos nem pensar. E a ginja.... ui não consigo resistir :)

Coisas de Feltro disse...

Monsanto e Monsaraz também conheço. Adoro! E Castelo de Vide. Há tantas vilas e aldeias lindas. Dantes é que não fotografava tanto, mas quando lá for, colocarei fotos.

Isa Sá disse...

Bonitas fotos!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Coisas de Feltro disse...

Obrigada Isa. Bem vinda.

Cris Sá disse...

Já fui diversas vezes a Obidos, é tudo tão lindo :)
Beijinho *

http://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

Coisas de Feltro disse...

Verdade, e tem sempre algo de novo para ver Bjs