16 de abril de 2018

O Cabo Espichel

É um lugar lindo, perto de Sesimbra, distrito de Setúbal e guarda uma série de histórias antigas e cheias de interesse, onde a lenda se mistura com factos, fazendo deste lugar, um sítio muito especial desde tempos bastante remotos.
Quando lá chegamos, a primeira coisa em que reparamos é no outrora magestoso Santuário da Nossa Senhora do Cabo. É composto por uma igreja e por dois edifícios laterais que serviam de abrigo e davam hospedagem aos peregrinos, nos tempos em que este lugar eram ponto de referência para quem vinha de longe e aqui descansava de muitos dias de caminho, uma vez que este foi um dos mais importantes pontos de peregrinação a partir do séc. XV no nosso país.
É uma pena que estas edificações estejam ao abandono, apenas a Igreja se encontra em bom estado sendo usada normalmente em celebrações religiosas. Os espaços laterais estão em ruinas e foram emparedados para que conservem pelo menos as paredes exteriores. Mas acredito que no futuro serão restaurados, assim haja verba disponível.
 




Mesmo ao lado está a Ermida da Memória. Na sequência de uma lenda sobre a Nossa Senhora foi ali erigida e embora não esteja em perfeito estado de conservação, mantém uma beleza peculiar, graças também à sua localização mesmo acima das escarpas e com uma paisagem impressionante.




Daqui mesmo vemos o farol do Cabo Espichel ao longe.

 
Construído no séc. XVIII, é através de uma estrada de terra batida que conseguimos lá chegar. Não é complicado até porque, e embora tivesse chovido, o caminho até se faz bem não havendo muitos buracos a assinalar.





Muito mais haveria a dizer. Este é realmente um lugar  fantástico, cheio de histórias e lendas, onde se encontram pegadas de dinossauro e onde a presença histórica e religiosa é por demais relevante.

Uma paisagem maravilhosa, um local onde se respira ar puro e onde apetece sempre voltar.




Página de facebook: aqui

2 comentários: