7 de outubro de 2024

Não Adormeças - review

Terminei de o ler ontem à noite e hoje apeteceu-me vir já fazer a review. Foi a estreia de Liz Lawler como escritora e não poderia ter começado da melhor maneira. Inglesa, oriunda de uma família numerosa de catorze irmãos, trabalhou vinte anos como enfermeira, mais tarde como gerente de hotel e dado o êxito que os seus livros estão a ter (pena que este é o único traduzido para português até ao momento), parece ser definitivamente esta a profissão que irá abraçar daqui para a frente.


O Livro

No original Don't Wake Up, foi editado em 2018 e recebeu o nome de Não Adormeças (sim, parece estranho). Nele vamos conhecer Alex Taylor, uma médica que desperta num bloco cirúrgico, cujo médico tem com ela uma conversa pouco profissional.

Sentindo-se imobilizada, não consegue perceber como teria ido ali parar e quando mais tarde é "libertada", a sua história é posta em causa por colegas e até pelo namorado, uma vez que não tem qualquer marca que comprove o que insiste em contar. 

Alex começa a compreender que pode estar a enfrentar alucinações, até porque traz consigo as memórias de um trauma anterior. E enquanto a dúvida se instala, outro caso suspeito irá surgir, para colocar em causa as suas dúvidas, a dos colegas e a da própria polícia.

A Minha Opinião

Foi para mim uma agradável surpresa. A leitura de Não adormeças revelou-se rápida, compulsiva e até mesmo aquelas partes da narrativa mais impressionantes vieram trazer ainda mais entusiamo à história. De lembrar que a escritora é enfermeira e a narrativa se passa em grande parte num ambiente hospitalar e sendo um triller é de prever algumas descrições bastante gráficas, o que nem todos poderão suportar. 

Com esta advertência posso garantir que o livro é um bom entretenimento, daí o aconselhar a quem gosta do estilo.

1 comentário:

  1. Dearest Cristina,
    Well, the writer being a nurse and giving very graphic descriptions might be a bit too much for some...
    Guess it is a book you want to continue reading!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar