12 de outubro de 2024

Ermida da Nossa Senhora de Aracelis

Local de devoção e romarias, é um daqueles tesouros do Alentejo de que poucos ouvem falar mas que faz parte da riqueza histórica da região. Situada na divisão dos concelhos de Castro Verde e Mértola, as respetivas freguesias - S. Marcos da Ataboeira e Corte Pequena - contribuem para a manutenção e elaboração das festas em honra da Nossa Senhora de Arcelis, nome atribuído pela Ordem de Santiago, que, provavelmente em finais do séc. XVI terá erguido a capela num local que já servira de torre de vigia em épocas anteriores, de ocupação romana e moura. A capela terá sido remodelada entretanto, mantendo a sua identidade e simplicidade que tanto cativa todos os que a conhecem. 

O nome Aracelis deriva de uma expressão latina Ara Coelis, que significa "Altar do Céu", em referência à altitude considerável que permite vislumbrar a paisagem em redor.

Cheguei lá num fim de tarde com uma luz maravilhosa e fiz este registo que aqui deixo.

Visão geral da Ermida

A entrada



A simplicidade do interior da capelinha

A entrada vista do pátio interior


A outra passagem que dá para a planície



Do adro da capela avistam-se quilómetros de planície alentejana


Diz-se que esta capelinha tem seis irmãs (que em dias de céu limpo as consegue avistar), numa clara alusão às outras capelas que fariam parte do percurso romeiro de outros tempos. São elas, para além da Capela de N. Srª de Aracelis,  a de N. Srª dos Remédios em Alcaria, a da Cola em Ourique, a da N. Srª do Castelo em Aljustrel, a N. Srª de Guadalupe em Serpa, a da N. Srº da Saúde em Castro Marim e a da N. Srª da Piedade em Loulé.

Espero que tenham gostado desta incursão a um daqueles lugar onde apetece estar e ficar em silêncio, apenas comtemplando a paisagem. É um local de oração e respeito e é acima de tudo um lugar de meditação e muita paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário