2 de março de 2024

A cidade da Guarda

A visita de hoje é à cidade mais alta de Portugal. Está situada a 1058 metros de altitude e é capital de distrito, em plena Beira Alta.


Como já repararam, hoje falo da Guarda, essa cidade tão antiga construída em granito, numa região fria e austera do interior do país. É um lugar cheio de história, habitado desde os primórdios conforme atestam os achados arqueológicos exibidos no museu da cidade, onde se encontram artefactos muito antigos, inclusive da Idade do Bronze. Por aqui passaram muitos povos, contudo, os Lusitanos mostraram ser um dos mais defensivos, resistindo à ocupação romana durante dois séculos. Mais tarde os Romanos conseguiram conquistar a região, sendo derrubados pelos Visigodos, os quais cederam perante outras civilizações até à chegada dos islâmicos, cuja destituição ocorre logo nos primórdios da organização territorial que viria a dar forma ao nosso país através de D. Sancho I que atribuiu foral à cidade em 1199. Por isto podemos ver como era uma região estratégica e bastante disputada ao longo dos séculos.

Um pouco desta história podemos ficar a conhecer numa visita ao Museu da Guarda que está situado num antigo edifício, outrora prisão, e que partilha as instalações com a Galeria de Arte Evelina Coelho. O edifício por si só é digno de uma visita. Todo construído em pedra granítica, é testemunha da passagem do tempo. Não pude deixar de espreitar a primeira porta que dá acesso à galeria e a um pátio bastante interessante.



Galeria de arte


Saindo para a rua e na porta ao lado encontram-se as exposições do Museu da Guarda, um local onde se pode ficar a conhecer um pouco sobre a cidade, desde os vários povos que habitaram ainda no inicio da civilização até à época em que a região da Guarda fazia parte do vasto império romano.

Pátio interior do Museu

Idade do Bronze

Mapa do Império Romano

No museu existem salas dedicadas a grandes vultos da cultura portuguesa, aqui destacando-se José Saramago e Sophia de Mello Breyner Andersen.



Mas existem pormenores no edifício dignos de registo, como seja esta porta que é um exemplo extraordinário do que restou da antiga prisão.


Estava uma manhã de inverno amena e cheia de sol, pelo que deu para passear tranquilamente pela cidade, que sendo pequena, se percorre com muita facilidade. Partindo do centro é fácil calcorrear as rua e espreitar, pois em cada uma existe sempre um pormenor que chama a atenção. Os edifícios antigos foram erguidas com blocos maciços de granito e os mais bem conservados exibem traços característicos de uma época remota. Algumas casas estão convertidas em unidades hoteleiras, como por exemplo o Solar do Alarcão.


Solar do Alarcão

Um dos mais importantes edifícios da cidade é a Igreja da Misericórdia. Não há certezas quanto à data da sua construção, que terá sido faseada e sujeita a reconstruções ao longo dos anos, mas sabe-se que terá sido reconstruída em inícios do séc.XVIII.

Igreja da Misericórdia



Definitivamente quando pensamos na cidade da Guarda, a primeira imagem é a sua majestosa Sé Catedral. Considerado hoje Monumento Nacional, terá sido mandada construir por D. Sancho I, num estilo românico de que não existem praticamente vestígios. Como acontecia normalmente nestes edifícios, o mesmo viria a sofrer alterações e engrandecimento, tendo sido reconstruído mais tarde durante o reinado de D. João I no XIV num traçado Gótico a que se lhe juntaram apontamentos ao estilo Manuelino.

Guarda

Estátua de D. Sancho I
Estátua de D. Sancho I que atribuiu foral à cidade em 1199

Sé Catedral da Guarda

Espero que tenham gostado deste percurso por uma das cidades mais interessantes mas simultaneamente discretas do nosso país. Toda ela respira história, a antiguidade no bom sentido, não deixando, no entanto, de ser uma cidade aberta ao visitante. A modernidade também já chegou, notando-se um crescimento refletido na moderna construção fora do centro da cidade. Mas as zonas históricas mantem um traço característico, o que permite disfrutar de um ambiente tranquilo e cheio de memória.



26 comentários:

  1. Dearest Cristina,
    No doubt such ancient city, built in granite will forever remain! That is a good thing in itself, to preserve its remarkable history.
    The Church of Mercy as well as the Guarda Cathedral are true gems.
    Thanks for visiting, capturing it on photo and sharing here!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you. I really enjoy showing off my beautiful country, especially those places that are still so genuine.
      xoxo

      Eliminar
    2. It sure shows in your passion for your beautiful country. It has left a deep impression on my niece for studying there for 5 months!

      Eliminar
    3. Has your niece left yet? I hope she has good memories of Portugal.

      Eliminar
  2. Show! Lindo demais!
    Tuas fotos parecem pinturas!
    Ótimo fds! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Que fotos bonitas! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei passear por Guarda e ler a sua história.
    Tenho vontade de lá ir.
    Muito obrigada.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Olá, Cristina,

    Este lugar é incrível! Adentrando um sítio assim, eu me sentiria como que visitando o passado, com a vantagem de estar bem fincada ao presente. A Sé Catedral é belíssima bem como as demais edificações.

    Beijo, bom domingo e bom mês de março

    ResponderEliminar
  6. muito bonitas fotos quando ia a Portugal passava por la mas agora como vou de aviao ja nao é a mesma coisa mas deu saudades obrigada por partilhares bjs feliz domingo saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa. Sim, Possivelmente vinda de Vilar Formoso.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  7. Lindas fotos! Há muitos anos que não vou à Guarda... 👏👏👏😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já não ia lá há imenso tempo, acho até que só lá tinha estava uma vez.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá!

    Amei conhecer mais sobre a cidade e seu contexto histórico. Se tiver a oportunidade um dia, com certeza vou querer visitá-la! Achei muito legal que parte da arquitetura original permaneceu preservada, as fotos ficaram lindas :D


    Estante Bibliográfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquela região tem muitos lugares assim, Irei mostrar mais numas próximas postagens.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Cristina,
    Que cidade mais bonita. Ainda não tive a oportunidade de conhecer Portugal. Quem sabe um dia.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai amar. Se puder, venha conhecer. As cidades grandes são bonitas mas aqui nestes locais mais remotos estão verdadeiras maravilhas escondidas. E também lá encontrei brasileiros, por isso, a cidade não está assim tão escondida eheh.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Conheço Guarda de visita (muito breve), mas depois deste post, fiquei com vontade de lá voltar e visitar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Que lugar fabuloso. Fiquei com muita vontade de visitar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  12. Amei as fotos,o lugar parece ser muito bonito.

    www.paginasempreto.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lindo sim. Por estes dias deve estar com neve. Mas quando lá fui estava um sol maravilhoso.

      Eliminar