14 de novembro de 2022

A minha primeira suculenta

Uma pessoa vai às compras e não consegue ficar indiferente a estas pequenas maravilhas. Era a última numa prateleira cheia de plantinhas de outras espécies e cores e decidi que esta tinha que vir comigo. Na foto pode não parecer mas é pequenina e as suas flores são minúsculas e perfeitas. É a minha nova aquisição no ramo dos verdes e passo a apresentar:


Suculentas

De seu nome científico Kalanchoe, é uma suculenta originária do continente africano. Gosta de temperaturas amenas e floresce entre o inverno e a primavera, não requerendo uma rega exagerada: nos meses frios uma vez por semana e no calor duas vezes, deixando mesmo a terra do vaso secar entre regas e tentando não molhar as folhas diretamente.

De resto, gosta de estar dentro de casa em locais bastante luminosos, sem incidência direta do sol pelo menos nas horas de maior calor e pode crescer até aos 30 cm de altura. Também é conhecida por Flor-da-Fortuna, talvez porque floresce nos meses de maior frio.

Vamos ver como corre, é a primeira suculenta que tenho cá em casa e espero que seja feliz junto com as outras plantas que tenho vindo a colecionar.

Têm alguma deste género em casa? Talvez me possam dar mais algumas indicações para a manter bem cuidada.

39 comentários:

  1. Hola! yo tengo alguna suculenta en casa, pero la verdad que no sabría decirte los cuidados necesarios, yo la riego cuando lo necesita y ya jaja. Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca he tenido uno pero últimamente he estado coleccionando plantas. A ver si este también aguanta.
      Beso

      Eliminar
  2. Tenho aloes, planta de jade e aquelas semprevivum que eu simplesmente adoro. Não querem muita rega, mas agradecem agua de vez em quando. Normalmente são como eu, detestam frio :D Normalmente deixam de crescer no inverno e voltam a crescer na Primavera. Tirando a planta de jade, a variante que tenho é invasora! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá a ver se consigo manter esta. Vou ter o máximo de cuidado.
      Beijo

      Eliminar
  3. Gostei bastante desta publicação. Um encanto!

    -
    Beijos
    Uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cidália. Nos últimos tempos tenho vindo a acrescentar umas plantinhas à coleção.
      Boa semana

      Eliminar
  4. Que é mesmo bonita, mas confesso que não sou muito boa com plantas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca fui, mas entretanto já tenho umas quantas cá em casa e tenho tido muito cuidado com elas.
      Beijo

      Eliminar
  5. Tentei criar algumas, mas ainda não deu certo
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha porque não conseguia manter, mas ultimamente tenho dedicado tempo a perceber as necessidades de cada uma. São todas diferentes e requerem atenções diferentes também.
      Boa semana.

      Eliminar
  6. Muito linda e, na certa, será a primeira de muitas! Adorei! beijos, chica

    ResponderEliminar
  7. A Kalanchoe é uma planta linda, simples e humilde, mas de beleza esplendorosa e muito diversa. Eventualmente eu a compro também e até tenho uma que está florescendo novamente, para a minha alegria, rsrs.

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Dearest Christina,
    You adopted a BEAUTY of a Kalanchoe!
    How can those plant growers continue to breed with such a result?
    They look like miniature roses.
    My last photo here, taken on June 30, shows our yellow variety.
    https://mariettesbacktobasics.blogspot.com/2022/08/healthy-heart-recipe-for-creamed.html
    Maybe a month ago they surprised me with lots of new buds—such a happy sight.
    Had to take the dry old buds out to help them develop better.
    Surely a plant that loves to perform and reward us with lots of loyalty.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. It's an amazing plant, mine is full of buds, it's still going to bloom. I really want it to work, so I've been reading a lot on the subject. I went to see yours, it's beautiful. They are perfect flowers.
      xoxo

      Eliminar
  9. São maravilhosas estas plantas. Tenho duas uma com flores cor de rosa e outra amarelas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem estava à espera de adquirir esta, mas se a conseguir manter, quero comprar mais.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Boa noite minha querida amiga. Aqui no Brasil e Rio, temos suculentas muito lindas.

    ResponderEliminar
  11. The flowers are so pretty!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderEliminar
  12. Tão linda, encantada com ela

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  13. Olá, Cristina!

    Tenho um pequeno espaço no exterior e, além de árvores de porte pequeno, tudo o resto são suculentas (de diversas cores, tamanhos e feitios).
    Sou franca, não lhes dou muita atenção, apenas rego quando é necessário. Quando alguma não sobrevive, retiro filhotes de outro vaso e replanto (ou não -> algumas basta pousar na terra para se desenvolverem).
    Não tenho nenhuma igual a essa, mas é bem gira! Vou procurar...

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os dias abre mais um pouco. Deve ser bem giro ter de muitas cores.
      Bjs

      Eliminar
  14. Essa plantinha é muito linda! Eu tinha uma que as florzinhas era da cor lilás.
    Vem conferir minha última postagem sobre poltronas.
    Beijos💜

    ResponderEliminar
  15. Linda flor!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar