23 de maio de 2022

A minha mais recente aquisição

Por vezes acho que não tenho muito jeito para plantas. Para uma pessoa como eu, que adora a natureza, é um bocadinho frustrante não conseguir manter nem ervas de cheiro em vaso. Gostava imenso de ter hortelã ou coentros em pequenos vasinhos, mas cada vez que adquiro um, não dura quase nada. Ultimamente voltei a arriscar e a minha mais recente aquisição é esta Palmeira-Areca, também chamada  Areca-Bambu ou simplesmente Areca. É uma espécie originária de Madagáscar e tem como nome científico Dypsis Lutescens.

Veio comigo para casa numa ida semanal às compras. Estavam à venda tantas plantas de espécies semelhantes que não resisti e trouxe-a na esperança de conseguir mantê-la feliz.


Areca

Tinha um recipiente mesmo à medida para esconder o vaso de plástico onde ela veio, no qual não vou mexer por agora para não estragar. Estive a ver os cuidados que serão necessários observar e para já tem-se mantido bonita: está dentro de casa, num lugar onde tem muita luz natural mas sem incidência direta do sol. Duas vezes por semana ponho água moderadamente e dou-lhe uma "chuveirada" nas folhas porque gosta de humidade. Sendo uma planta de origem africana aprecia o ambiente com temperatura acolhedora e ventilada. Considera-se também que é uma planta purificadora do ar, por isso faz todo o sentido ter um exemplar em casa. Vamos ver como corre, para já está bem verde e brilhante.

E por aí, também gostam de plantas na decoração? Têm alguma desta espécie?
 

35 comentários:

  1. Já tive uma e até gosto bastante. Não se deu comigo!! :))
    -
    coisas de uma Vida.

    Beijos, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes são pequenas coisas faz com que não se aguentem.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. My wife is responsible for the flower work at home :) And she is very good at it. I also like decorative plants at home.

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro plantas , mas nem sempre se dão bem aqui em casa.
    Agora tenho uma pequena coleção de catos e suculentas num recanto da varanda, que são as que se dão melhor.
    Essa palmeira é uma das que mais aprecio para decoração de interiores.
    É lindiíssima!
    Beijinhos e sorte.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Que linda. Eu costumo não ter plantas pro não conseguir cuidar direito, mas queria poder ter um jardim rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Está uma igual na escadaria do imóvel onde resido.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Dearest Christina,
    That is a very happy and healthy looking Dypsis Lutescens!
    Hope it keeps rewarding you with its good looks.
    We have only a few orchids as house plants, due to having five kitties...
    But I sure LOVE them.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I also have a small orchid, which I received on Mother's Day, but lost the flowers in the meantime. I hope it grows and blooms again.
      xoxo

      Eliminar
  7. Acho que é algo que não tenho nenhum mesmo, mas também cá em casa nenhuma acaba por registir, acabam por morrer
    Essa está bastante bonita
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o melhor é ir tentando arranjar plantas que melhor se adaptem ao ritmo de vida familiar.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Que linda palmeira! Tenho uma parecida (a chamaedorea elegans). A minha ainda está pequena também, porque outra igual que tínhamos - mais idosa e maior - foi destruída pelo gatinho que adotamos, rsrs. Eu digo sempre às minhas filhas que cuidar de plantas, de certo modo, é mais difícil do que cuidar de bichos. E isso porque a gente tem que estar muito atenta às necessidades das plantas, para as poder satisfazer.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A chamaedorea elegans era também uma das hipoteses. Eu estou a fazer tudo como é suposto, a ver se consigo que ela cresça.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. A mim acontece-me o mesmo e acabo por deixar morrer as plantas,....
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  10. Wonderful! We do have a lemon tree, but it has never had lemons.

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto muito de plantas, só não tenho muitas por causa do espaço aqui que é pequeno, mas não vivo sem uma planta em casa bjs.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom mesmo sentir um pouco da natureza em casa.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá.
    Amo plantas da decoração. Da uma sensação de leveza e paz.
    Amei a que você escolheu.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente sou um desastre com plantas, não as consigo manter vivas! Essa é muito bonita. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Como a natureza é linda e reconfortante, não é mesmo?

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  15. Gosto tanto de plantas! :)
    beijinhos

    www.amarcadamart.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, e trato-as com carinho. Vamos ver se desta vez dá certo.
      Beijinhos

      Eliminar