18 de setembro de 2021

Park Avenue 79

Acabei recentemente um livro de um autor que li pela primeira vez. Trata-se de Harold Robbins e já há algum tempo que sentia curiosidade pela sua escrita. Adquiri Uma Mulher Park Avenue 79 numa banquinha de feira, que visito regularmente e onde se podem comprar livros antigos, tanto em segunda mão, como edições que já não se comercializam nas livrarias. Fico sempre feliz com estes achados e neste caso é uma edição de 1968.

Harold Robbins nasceu em Nova Iorque em 1916 e viria a falecer em 1997 na Califórnia. De origens humildes, a sua habilidade para os negócios fê-lo crescer e, no meio de algumas vicissitudes onde perdeu tudo, chegou a Hollywood e a partir de um emprego modesto renasceria e tornar-se-ia um importante executivo nos estúdios da Universal.

Da observação e vivências passadas encontrou material para se dedicar em simultâneo à escrita, e o seu sucesso enquanto escritor permitiu até ver algumas obras passarem para o cinema. Este mesmo livro foi adaptado à televisão em 1977 numa minissérie de três episódios... espreitei no youtube assim que terminei de ler, mas achei que não tinha nada a ver e não aguentei nem 5 minutos.

H. Robbins publicou mais de 20 títulos, traduzidos em 32 idiomas e neste momento as vendas já ultrapassaram os 750 milhões de exemplares em todo o mundo.

Harold Robbins

A História

O livro começa quando Mike Keyes, promotor público, é designado para representar o Estado em tribunal, numa acusação contra Maryann Flood que está indiciada como responsável pela empresa de acompanhantes de luxo que se auto-intitula de agência de modelos. O problema é que Mike conhece a ré desde os tempos em que eram pouco mais que duas crianças nos bairros pobres de Nova Iorque, e essas lembranças vão acompanhar o desenrolar de toda a ação. A história não é contada de uma forma linear: vai oscilando entre a narrativa na primeira pessoa, quando os factos são atuais e intercala com as memórias que são narradas como acontecimento visto de fora, numa exploração de factos que vai fazer o leitor compreender toda a trama envolvente.

A minha opinião

É um livro que se lê rapidamente e que prende a atenção do principio ao fim. A diferenciação entre a atualidade e o passado é bem marcada e permite uma leitura fluída. Tem policias, gangsters, prostitutas e tribunal. É também uma história sobre opções de vida e as suas inevitáveis consequências.

No original tem o título de 79 Park Avenue e foi publicado pela primeira vez em 1955. Em Portugal recebeu o nome de Uma Mulher Park Avenue 79 e mais recentemente 79 Park Avenue Agência de Modelos. No Brasil foi editado com o mesmo título do original:  79 Park Avenue.

Sem dúvida que vou querer ler mais títulos do autor, e vocês, já leram algum livro de Harold Robbins?

43 comentários:

  1. Gostei bastante da publicação. Obrigada!:)
    .
    Se o sol sumir num dia, noutro voltará ...
    .
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Dearest Christina,
    He was quite a writer of popular novels and he wrote 25 best-sellers, selling over 750 million copies in 32 languages. INCREDIBLE!!! Who can compare to that?!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Because of your comment, I reread what I wrote and it was really lack of attention on my part, regarding numbers. I've already corrected. Thank you.
      xoxo

      Eliminar
  3. Oh, my grandmother loved his work. She often hid his books in her underwear drawer and when I was a kid I remember looking through one of the books. Naturally, I read all the naughty parts.

    ResponderEliminar
  4. Es un buen autor yo leí uno de sus libros hace tiempo. Gracias por la reseña. lo anoto. Te mando un beso

    ResponderEliminar
  5. Parece ser uma boa leitura, obrigado pela dica.
    Bom domingo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. I didn't hear this book in my country 🙏 But thank you for the advice :)

    ResponderEliminar
  7. Ainda não li nenhuma obra desse autor, parece interessante.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  8. This sounds like an interesting read! The cover is beautiful!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The cover was no longer in good condition when I bought it but I thought it was so vintage. After all, it's 1968, I don't even know how many hands it's been through, but it's a wonderfully old cover.
      xoxo

      Eliminar
  9. Parece ser uma leitura bem completa. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Obrigado pela indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não é recente mas ultimamente deu-me para ler best sellers intemporais.
      Beijinhos
      Review literária

      Eliminar
  10. Boa tarde minha querida amiga. Obrigado pela dica, infelizmente nem todos os livros que saem em Portugal, vêem logo para o Brasil. Boa semana e com muita saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luiz. Este existe, já é antigo. De toda a maneira, gosto sempre de colocar o título com que saiu no Brasil, porque tenho muitos leitores daí e fica mais fácil se quiserem adquirir.
      Boa semana.

      Eliminar
  11. Não conhecia o livro,mais parabéns pela resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Temos por cá, em nossa biblioteca, alguns volumes deste autor, mas, confesso, nunca li nenhum deles. Depois dessa resenha fiquei um pouco curiosa, rsrs.

    Saúde!

    ResponderEliminar
  13. Olá, bom dia,

    Tornei-me seguidora do teu blog também!

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Hola! no lo conocia, gracias por la recomendacion. Besos

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia esse livro, mas adorei que você compartilhou ele com a gente. Fiquei bem curiosa para ler também!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de compartilhar, leio tanta coisa que procuro sempre trazer os que penso que irão agradar.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. ando um pouco parada nas leituras, :x tenho me focado tanto nas redes sociais que as leituras ficaram um pouco de lado...a ver se retomo
    beijinhos

    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderEliminar
  17. Interessante. Ainda não conhecia o livro.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar