10 de fevereiro de 2021

Hoje tenho uma convidada

O post de hoje não foi escrito por mim. Resolvi convidar a Mónica do blog Cozinha com Rosto que assim partilha uma receita que, por diversos fatores, considera especial. Despeço-me desde já e passo a palavra à Mónica Rebelo:


Licor caseiro de abrunhos

Foi no verão passado que, mais uma vez, tive a bela oportunidade de passar por Vila de Rei, aquela vila portuguesa que, pertencendo ao distrito de Castelo Branco, fica geometricamente situada no centro geodésico do nosso país!

E foi assim, paralelamente ao facto de estarmos já nessa altura em tempos de pandemia, que surge a ideia de escrever sobre esse mesmo concelho nas edições 14 e 15 da Revista Digital “P´ra Mesa”, podendo receber atualmente a segunda de forma totalmente gratuita e automática no vosso email, bastando inscrever-se em http://eepurl.com/gdUQnT.

Acrescente-se ainda que, desta forma, também terão o devido acesso a 6 Vouchers de Desconto para utilizarem até 31 de março em serviços e produtos, bem como a Receitas Exclusivas no meu Blog com a senha correta!

Por outro lado, quem é que não se recorda daqueles terríveis incêndios que repetidamente assolam vastas zonas florestais em Portugal, mas também zonas de habitação, tal como o que ocorreu em julho de 2019 precisamente na zona de Vila de Rei, atingindo uma elevada dimensão e perigo iminente para as populações e bens envolvidos?

E agradecendo, desde já, o convite que me foi feito pela própria autora do Blog Coisas de Feltro, para partilhar convosco uma receita do meu Blog Cozinha Com Rosto, agora perguntam-me vocês: mas o que é que toda esta introdução tem afinal a ver com a receita anunciada no título?!

Só mais uma nota importante: para terem aquele exato sabor de que estão à espera logo no primeiro gole de licor de abrunhos, por acaso sabiam que o «preparado» precisa de estar guardado em local seco e escuro por 3 meses no mínimo? Atenção que, no meu caso, essa mesma garrafa acabou por ficar assim durante 4 meses, tendo sido depois como que uma explosão de sabores, entre a acidez do abrunho, o forte aroma do cravinho, o doce do açúcar e o acentuado sabor a anis, logo aquando a primeira prova...


Em primeiro lugar:

"O abrunho (endrina em espanhol) é uma fruta pequena, de casca fina e algo resistente, coberta por uma espécie de pó azulado, e formato ovalado. Tem a polpa verde e muito doce quando maduro, mas com um toque azedo como as frutas cítricas. O tamanho do fruto pode variar um pouco, dependendo do solo onde cresce a planta. Solos mais ricos dão frutos maiores e mais doces, solos mais pobres dão frutos menores e mais ácidos. O Abrunheiro (Prunus spinosa) é um arbusto que pode chegar a 4 metros de altura. É uma espécie silvestre e pode ser encontrada em toda a Europa, Ásia e norte da África.

É rico em vitamina C, e tem baixas calorias. Funciona como um excelente laxante natural, seja consumindo as frutas, seja fazendo uma infusão com as flores secas.

Da mesma família das ameixas e dos pêssegos, pode ser usado na culinária em qualquer preparado onde usaríamos ameixas, como em geléias e sucos por exemplo – desde que bem maduro."

Em segundo lugar:

"Na Espanha, em Navarra, é feito desde o século XIX, em escala comercial, um licor chamado Pacharán, que acabou por tornar-se um licor tradicional na região. Os registros mais antigos do consumo deste licor, no entanto, remontam à Idade Média. O nome é uma versão acastelhanada da palavra basca Patxaran que, por sua vez, deriva da palavra basaran, nome que é dado à fruta neste idioma. Mas os abrunhos utilizados para a preparação do licor são os mais ácidos, pois é a acidez da fruta que dá o sabor especial a este licor."

Ou seja: o facto de estar agora a segurar um copo, preenchido com um pouco desta deliciosa bebida caseira, só porque ainda consegui ir ao encontro de verdadeiros abrunhos, criados sem qualquer tipo de químico ou elemento tóxico, na zona de Vila de Rei, ainda que mais pequenos e pendurados numa árvore em que, infelizmente, parte dela tinha sido completamente devastada pelo calor desse mesmo incêndio, que acabou até por fazer com que, por exemplo, a Praia fluvial de Cardigos fosse evacuada devido à rápida aproximação das chamas, toda esta associação de ideias na minha cabeça fez-me lembrar que temos de pensar em proteger, e a sério, o planeta em que vivemos, caso contrário, ou muito me engano, ou então, as próximas gerações, por mais que tentemos aniquilar os nossos mais profundos pensamentos, apenas sobreviverão!

Só sei que continuam a identificar-se somente grandes desequilíbrios entre gerações, mas para quando uma reflexão mais profunda e acerbada sobre o que é que nós queremos realmente para os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos?!

Bem, já chega destes meus pensamentos exacerbados e desta minha vontade enorme de mudar um pouco a «esfera» onde vivemos, ou não fosse eu também... professora de matemática!

Ora bem, pessoal... vamos à receita?

 
Ingredientes:
  • 750 g de abrunhos
  • 1 l de Licor de Anis
  • 2 paus de canela
  • 40 g de açúcar
  • 2 cravinhos

Confeção:

  1. Lavar os abrunhos, para depois serem colocados numa garrafa de boca larga;
  2. Encher a garrafa com o licor e acrescentar os restantes ingredientes;
  3. Fechar muito bem a garrafa, para logo a seguir ser guardada num local seco e escuro por 3 meses no mínimo, devendo agitar-se a mesma de vez em quando;
  4. Coar o licor de abrunhos, devendo ficar translúcido;

Depois de pronto, servir bem frio à sobremesa.

fonte: https://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/03/22/doces-abrunhos/

34 comentários:

  1. Genial no conocía la endrina, gracias por la receta.

    ResponderEliminar
  2. Thank you for sharing recipe.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2021/02/perfumed-body-lotions.html

    ResponderEliminar
  3. Nasci e vivi no campo. Conheço muito bem os abrunhos. Confesso que nunca tinha ouvido falar em licor de abrunho. Acredito que seja uma bebida que, fresquinha, saiba muito bem beber.
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Eu conheço o abrunho por ameixa-brava, não sabia que era possível fazer licor com ela. E deve mesmo ser uma bebida bem sofisticada, pois é necessário deixa-la descansando por alguns meses. Gostei da receita!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde e muito obrigada pela oportunidade de partilhar a receita descrita, já que toda a receita tem uma história porque todos nós somos o que comemos!
    Cumprimentos,
    Mónica Rebelo do blog Cozinha Com Rosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mónica, foi um gosto ter aberto o blog a uma convidada, pela primeira vez.

      Eliminar
  6. Deve ser bastante bom mesmo, ainda não conhecia de todo
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Hello darling. I followed your blog and I hope you will return the follow and comment on the last post.
    Sara Pokorni

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello. I'm already following your blog. Look at the bottom of the followers box, I always appear there, without a photograph, I don't know why.

      Eliminar
  8. So nice! Looks amazing! & so romantic!!!

    ResponderEliminar
  9. Incrível texto, temos que pensar no nosso planeta e nada como um bom licor para acompanhar. Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  10. Conheço os abrunhos, mas não conhecia esse licor! :) Obrigada pela partilha. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia este licor :D eu adoro licores
    Beijinhos

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito da recita do licor com abrunhos cultivados sem química e agrotóxicos. Eu não conhecia esse licor e fiquei com vontade de estar com um copo dele nas mãos. Muito obrigada pela receita e pela partilha das informações e curiosdades.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar