12 de janeiro de 2021

Edgar Allan Poe

Sabem que gosto de histórias de mistério, aliás foi um dos primeiros géneros de leitura na fase adulta. Já tinha lido alguns contos de Edgar Allan Poe há muitos anos mas estes ainda não. Aqui trata-se de uma edição antiga com três contos, incluindo aquele que dá título ao livro: A Queda da Casa de Usher. Para além deste conto tem ainda Uma Descida de Maelstrom e O Homem da Multidão.

O autor

Escritor, editor e crítico literário, Edgar Allan Poe nasceu nos Estados Unidos, em Boston a 19 Janeiro de 1809 e é ainda hoje considerado o pai dos contos de mistério e policial. A sua escrita romântica e sombria tornou-o mundialmente famoso e inspirador de inúmeros escritores que viriam a aparecer muitos anos depois, por exemplo Arthur Conan Doyle. 


Neste livro temos um dos contos mais famosos do escritor: A Queda da Casa de Usher publicado pela primeira vez em 1839Ainda hoje é motivo de reflexão e contém em si todo o universo sombrio do escritor e que inspiraria muitas obras posteriores, de outros autores. A história é contada na primeira pessoa, a partir do momento em que o narrador é chamado a casa do seu amigo de longa data e se depara com uma mansão isolada em ruínas e com o amigo a viver na solidão e amargura.

Uma Descida de Maelstrom (1841) é considerado o primeiro exemplo literário de ficção cientifica e fala de um barco e da tentativa de sobrevivência do pescador no meio de um furacão. 

Em O Homem da Multidão o autor faz uma reflexão sobre a solidão, partindo da observação do protagonista, sozinho numa agitada Londres de 1840. Tendo em conta a época em que foi escrito, é hoje considerado muito vanguardista aliás, este texto foi tão inspirador que deu até origem a um filme brasileiro com realização de Cao Guimarães e  Marcelo Gomes.

E foi assim a minha primeira leitura de 2021. Voltei aos clássicos e espero ter inspirado todos os que pensam em ler algo deste autor e ainda não o fizeram. Para quem já é conhecedor do tema com certeza terão algo a acrescentar ao que aqui foi dito, peço a vossa opinião nos comentários se desejarem.

41 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Li esse livro quando estava fazendo o curso de inglês, e não nego que na época esse conto me impactou. Poe sabe como nos envolver nessas histórias misteriosas que não apelam pro clichê pra nos deixar ansiosos com o que pode acontecer.
    Esse ano também quero retomar a alguns livros clássicos que estão parados na minha estante.
    abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente com isso. Na verdade acho que nem toda a gente conhece este escritor e vale bem a pena. Era um escritor muito à frente do seu tempo.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei da publicação!! :))
    -
    Obrigada à vida...
    *
    Beijo, e uma feliz tarde! :)

    ResponderEliminar
  3. Lovely post about this intriguing author. He is an all time best!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde minha querida amiga, obrigado pela dica literária.

    ResponderEliminar
  5. Ainda não tive o prazer de ler nenhuma obra dessa autor.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    ResponderEliminar
  6. His poem "The Bells" is one of my favorites of all time! I will have to get back to reading him and more of the classics!

    ResponderEliminar
  7. Es un genial libro, a mi tambien me gusto. Te mando un beso

    ResponderEliminar
  8. Acho que eu ainda não li nada dele. Gostei da dica. Vou procurar o livro aqui no Brasil.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente Chris. São contos, lesse rápido e talvez descubra mais um autor do seu agrado. Beijinhos

      Eliminar
  9. I remember reading his books in school.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  10. Oie linda! Eu gosto muito do Poe. Esse jeito romantico e sombrio que inspirou o meu primeiro livro de poesia. Esse livro ainda não li, mas quero muito. Vou guardar a dica. Fiquei interessada principalmente no conto O homem da multidão.

    Beijos,
    Paloma Viricio❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fiz o post não imaginava sequer que haveria quem gostasse desse autor. Fico genuinamente contente por haver quem goste e leia ou queira vir a ler.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Não conhecia, mas fiquei curiosa! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  12. não conhecia o autor, mas fiquei curiosa! obrigada pela partilha :)
    beijinhos

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Um grande autor. Fiquei feliz de conhecer mais sobre ele aqui no seu blog.

    Bom fim de semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  14. Hola1 me encanta Edgar Allan Poe y uno de mis relatos favoritos es La Caida de la casa Usher. Besos

    ResponderEliminar
  15. Voltar aos clássicos está no meus planos para esse ano. Apesar de ler muitos livros em que Edgar Alan Poe é citato e até mesmo inspirado , eu ainda não li nenhuma obra dele.Preciso consertar isso.Te seguindo e te aguardo no meu blog,será uma alegria,bjus
    fuxikitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia, Allan Poe é um mestre em inspiração, espero que leia e que goste. Já visitei o seu blog e estou a segui-lo, gostei muito dos temas.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Também gosto de histórias de mistério e acho que nunca li nenhum livro dele, que vergonha! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  17. Ótima sugestão de leitura!
    Obrigada.

    Votos de um bom fim de semana!
    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  18. Já conhecia o autor mas não conhecia a obra :)

    Um beijinho*

    https://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Ainda não li nenhuma obra dele, mas sempre ouço vários elogios. Até tinha colocado alguns livros no kindle, mas não comecei a ler
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar