7 de outubro de 2020

Serpa, a tradição no Baixo Alentejo

Pense numa cidade tradicional, acolhedora, no Alentejo profundo. Com casinhas brancas alinhadas e ruas de calçada antiga. O que de mais típico tem o Baixo Alentejo está ali, ao virar da esquina, em cada habitação, no ar que se respira, e é tão bom esquecermos as horas e caminharmos sem pressa. 


Serpa, no distrito de Beja,  tem um encanto muito próprio e possivelmente a sua imagem de marca encontra-se ligada ao aqueduto construído nos finais do séc. XVII que se avista de vários ângulos da cidade.

Sabe-se que o território já era habitado antes da ocupação romana, que o desenvolveu bastante. Foi por várias vezes objecto de disputa dado o seu valor estratégico, mas foi D. Afonso Henriques quem a conquistou definitivamente aos mouros no século XII. 

Deixo algumas fotografias que ilustram esta pequena cidade tão harmoniosa e convidam o visitante a perder-se nas suas ruas.

Cidade genuína no Alentejo profundo



Torre do relógio



Cidade genuína no Alentejo profundo
Entrada do Castelo

Cidade genuína no Alentejo profundo
Praça da República

Cidade genuína no Alentejo profundo
Aqueduto


Acho que não preciso de acrescentar muito mais. Se quiserem conhecer a cidade em época de festejos então a melhor altura será pela Páscoa, quando a Festa em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, a santa padroeira, traz à região muitas pessoas de fora. Também em Agosto se faz a Feira Medieval que ocorre entre sexta-feira e domingo no início da segunda quinzena do mês. Este ano, por razões óbvias as coisas não foram bem assim, mas esperemos que para o ano possa regressar tudo à normalidade.

Ficaram com curiosidade em conhecer melhor Serpa? Aqui estão as coordenadas para uma próxima visita:

Latitude: 37°56′44″ N
Longitude: 7°35′51″ O

57 comentários:

  1. Serpa is definitely a beautiful town. I love the vibe of its streets.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderEliminar
  2. Nunca visitei, mas quero um dia vir a visitar :-)

    Obrigada por teres seguido o meu blog, segui o teu de volta! #156
    Um grande beijinho e tudo de bom
    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Que lugar encantador! Parece até que saiu dos filmes.
    Dica anotada.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Sim! Oh se fiquei! Meu rico Alentejo. Penso que por estas ruas ainda não caminhei, mas ficou anotado.

    ResponderEliminar
  5. Such a lovely place with such a beautiful history from the streets to it's exteriors. Lovely post! Thank you!

    ResponderEliminar
  6. Absolutely charming! Wonderful post. Beautiful streets and buildings! I know I would get lost in it's beauty!

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo que Serpa é uma cidade linda. É bom poder andar entre os becos da cidade. Obrigado pelas lindas fotos.

    Saudações da Indonésia.

    ResponderEliminar
  8. Realmente uma cidade encantadora
    E as casas branquinhas transmitem uma paz imensa
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que lugar lindo e que imagens incríveis.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo. Tentei passar mesmo a ideia com que se fica depois de visitar. Um lugar limpo, agradável e verdadeiro.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Eu sou suspeita porque cresci no Alentejo, mas estas aldeias tipicas têm o seu encanto! Serpa é um local muito bonito!

    Um beijinho *

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. It's so beautiful there! And the clock towers is nice!

    Marie
    https://theflowerduet.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Ando por lá todos os anos :) Embora não seja de lá, é por gosto mesmo :)

      Eliminar
  13. Que lugar linda, é super 'instagramável'
    Parece tão calma
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
  14. É sempre tão bom vir aqui e recordar visitas de outros tempos!
    Tenho de lá voltar...

    As fotos são muito fieis.

    Bom fim de semana!
    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os anos acabo por ir lá, almoçar ou só de passagem.

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Que lindos olhares de Serpa!
    Um viajante abracinho!🌼🍀🌻
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
  16. Ciao, eccomi sul tuo blog, bellissimi luoghi. Saluti belli.
    sinforosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grazie per aver seguito il mio blog, sto seguendo anche il tuo.

      Eliminar
  17. So beautiful place. Amazing photos...

    https://www.ioannes.site/

    ResponderEliminar
  18. Aaah, que lugar mais lindo... Que saudade de passear..
    Beijos


    Pode dar uma olhadinha no meu último post? 💕

    http://www.aosolhosdadiu.com.br/2020/10/quatro-chas-que-ajudam-no-inchaco-e.html?m=1

    ResponderEliminar
  19. nao conheço mas adorei as fotos obrigada por partilhar bjs feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  20. Olá, como está? Eu, ao que julgo, estou bem e sem Covid-19. Casa-escola, escola-casa, eis o meu percurso. As compras vêm pô-las a minha casa.

    É alentejana? Tem feito vários posts falando do Alentejo, e daí pensei nessa hipótese. Eu sou de Beja, nasci lá, mas depois fui viver para Baleizão. Evidente que conheço Serpa e não só, tal como as Festas da Sra. Da Guadalupe como os meus dedos. Posteriormente, e feita a 1ª classe, vim viver para os arredores de Lisboa, mas vou sempre ao Alentejo.

    Tudo o que disse no seu completíssimo post é pura verdade, aliás, o Alentejo é um encantamento, há lá uma paz indescritível e uma paisagem de maravilhar. Chiquíssimo e agradável ter lá uma casa ou um monte. Já pensou nisso?

    Eu escrevo muito nos comentários, eu sei, e já reparei que a minha amiga tem a capacidade de ser sucinta, "coisa" que eu nunca consegui, nem na escola, nem na Faculdade. Tenho de ser educada como os espartanos, nesse aspeto, claro-rs. Não venho aos blogues para me despachar, dizer: "que lindo(a)" e está a andar, venho para exprimir aquilo que sinto ao ler e ao ver um post.

    As fotos estão muito bem e é assim, tal e qual, sem tirar, nem pôr. Parabéns por captar os melhores lugares desta pequena cidade, antes, Vila Branca, mas no Alentejo há muitas vilas brancas. Passamos a vida a caiar, limpar, pintar e já não mudamos. Não fomos buscar aos Árabes esta tradição, não, visto que conheço alguns países árabes, onde a higiene é muito deficitária.

    Encontrei há pouco um comentário seu no blogue da Gracita, e fico feliz por ter sido eu a "levá-la" para lá, através do "Café Poético", em que participei e onde agradeço as suas palavras.

    Beijo e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu, também vou bem, nestes tempos difíceis em que temos que nos precaver para não apanhar o vírus. Eu não sou alentejana, nem as minhas origens são de lá, mas o alentejo para mim representa evasão, paz e libertação e conheço muito bem algumas zonas, daí gostar de escrever sobre os locais onde vou passando e que gosto muito.

      Muito obrigada pelo seu comentário, bom resto de fim de semana.

      Eliminar
  21. Bom dia. Lugar lindo, mágico e especial.

    ResponderEliminar
  22. Bom dia minha querida amiga. Parabéns pelo seu trabalho excelente. Fotografias maravilhosas. Tradição precisa sempre ser preservada.

    ResponderEliminar
  23. Muito giro esse lugar, espero algum dia conhecer.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Também já sigo o seu blog (#2323 apareço no fim da lista, sem foto).

      Beijinhos

      Eliminar
  24. Não me importava de dar umas voltinhas por aí!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  25. Que lugar lindo...amo ruazinhas assim! ♥

    ResponderEliminar
  26. Belas imagens do nosso querido Alentejo .Bom fim de semana.

    ResponderEliminar