25 de setembro de 2020

O móbile do Alex

Recentemente pediram-me um móbile Alex com um macaquinho, à semelhança de um que tinha feito há mais tempo. As cores são outras, pelo que continuo a fazer sempre diferentes, mesmo que o tema seja idêntico.


E agora a curiosidade que tenho sempre nestes casos: já que Alex é o diminutivo de Alexandre, o que quer este nome dizer?

Segundo o Dicionário dos Nomes Próprios o nome Alexandre tem origem grega e significa "protetor do homem" e "defensor da humanidade". 

Alexandre "O Grande" e Alexandre Dumas são apenas dois exemplos de grandes homens que tinham este nome. Em Portugal o seu uso faz-se a partir da segunda metade do século XVII.

Esclarecido este ponto, gostaria ainda de perguntar a quem passe por aqui: existe algum Alexandre nas vossas vidas? 



22 comentários:

  1. O chaveiro de macaco pequeno parece bonito.
    Alexander é um bom nome.
    Há alguns amigos meus chamados Alexander 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este móbile é grande. Para pendurar na parede. A foto é que não ficou muito bem :)

      Eliminar
  2. Que lindo que ficou. O nome Alexandre é tão forte e bonito, né?!
    Tenho um tio com o nome, mas não o conheço e meu irmão se chamava Alex.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Adorei o mobili. Muito fofo. Gostei muito das cores. Belo trabalhao.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderEliminar
  4. Nada como uma simples e inocente pergunta para nos deixar a pensar... 🤔
    Não me estou a lembrar de nenhum Alexandre, na minha vida!
    O móbile ficou giríssimo!

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar