7 de agosto de 2020

Um palácio que é um museu


Para os que visitam e conhecem Cascais, o Palácio dos Condes de Castro Guimarães é familiar, pois é um dos monumentos mais característicos da vila. Diria mesmo que é um dos seus postais. Foi construído no inicio do século XX e adquirido em 1910 pelo Conde Castro Guimarães que o doou em testamento ao município de Cascais. No entanto, muitas pessoas nunca lá entraram e desconhecem que aí funciona o Museu-Biblioteca Conde de Castro Guimarães, que se encontra aberto ao público e tem entrada gratuita.

O acesso é feito passando o portão principal e atravessando o jardim. A entrada dá directamente para um agradável pátio interior com uma fonte e o acesso às salas dá-se por uma porta lateral.




O interior tem o espólio do museu e podemos apreciar verdadeiras obras de arte passando de sala em sala e subindo ainda ao andar superior.




O palácio é de uma inegável beleza, inspirado por um estilo revivalista que conjugou apontamentos vários, entre os quais o romantismo tão em voga na época.

Mas não é tudo. O edifício foi construído num ponto estratégico, onde na maré alta o mar chega aos seus pés, através de uma pequena língua de água. Toda a zona envolvente é de uma beleza ímpar e merece uma visita atenta.




E por hoje é tudo, não sei se já conheciam ou se ficaram com vontade de fazer uma visita, de qualquer das formas deixo as coordenadas e espero que se sintam desafiados a aparecer por lá.

Coordenadas: 38°41'31.5"N 9°25'18.2"W

18 comentários:

  1. Quando eu estive em Cascais eu fui nesse palácio. É lindíssimo! Nossa, Cascais toda é maravilhosa. Deu vontade de morar lá.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  2. É lindo! :) Só conheço de ver ao longe, nunca entrei. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Inês. Então já sabe, da próxima vez faça uma visita, que não se vai arrepender :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que lugar mais lindo! Amo arquiteturas assim! ♥

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente maravilhoso!
    Só conhecia por fora e visto de longe, fiquei encantada com as fotos, lindo, lindo!

    Um grande beijinho e um dia feliz! <3

    ResponderEliminar
  6. Fui buscar as minhas fotos de quando fiz a visita. Ainda são aquelas fotos em papel, mas deu para recordar. Voltei aqui para rever as suas fotos com cores mais vivas. Lindo demais esse passeio.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  7. Olá, Boa tarde!

    Se está de férias, boas férias!

    Não conhecia este deslumbrante Palácio, nem nunca tinha ouvido falar dele, mas a troca de conhecimentos entre blogues é importantíssima.

    Algumas zonas dele fazem-me lembrar o Mosteiro dos Jerónimos. Achei as fotos muito bem feitas, dando-nos uma ideia de realidade total.

    Tenho estado de férias, mas voltarei à blogosfera dia 31 deste mês, na próxima 2ª feira, todavia o meu post irá para um blogue brasileiro (quis participar de uma brincadeira poética). Deixarei no meu blogue todas as indicações e gostaria, se possível, da sua presença e comentário, caso achasse oportuno. Muito obrigada!

    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Olá Céu. Não tenho andado por aqui, mas voltei! E irei visitar os blogues que acompanho sempre. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Chris. É super interessante esta energia boa, conhecer e recordar lugares. Fiquei feliz com o seu comentário.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá!

    Como está?
    Estive ausente, por motivo de férias. Agora, no regresso, estive a ver as novidades...

    Não conheço este palácio. Fiquei deliciada com as fotos e a descrição, muito elucidativas.
    Será, com certeza, um local a visitar, quando formos para estes lados.
    Obrigada pela partilha!

    Fique bem!
    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
  11. Olá Liliana. Visite sim, que vai gostar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar