15 de junho de 2020

Histórias da Terra e do Mar

Este é um daqueles livros que só me passou pela mão porque faz parte do Plano Nacional de Leitura do ensino em Portugal. Não que eu não aprecie Sophia de Mello Breyner Andresen, muito pelo contrário, mas se não tivesse sido pedido para a disciplina de Português da minha filha, possivelmente não o chegaria a ler.

Já há muitos anos li O Cavaleiro da Dinamarca, A Menina do Mar e A Noite de Natal. É realmente uma escrita deliciosa que eu gostei muito de conhecer em miúda. Portanto quando comprei este livro, Histórias Terra e do Mar, não descansei enquanto não o li. E que bem que soube reler esta autora!

Há dias revi o livro e passei os olhos por estes contos e de novo aquela sensação de infância onde as histórias bem contadas faziam eu querer ler mais e mais e saborear até à última página uma prosa tão fluída e tão descritiva.


                                                                   
Mas não pensem que este livro é só para crianças. São cinco histórias numa narrativa leve mas com profundidade que se pode ler nesta altura numa esplanada ou deitada na relva. Este livro trás-nos o cheiro da maresia e o som do vento nas árvores, recorda-nos outras vidas e outras histórias que todos já tivemos oportunidade de conhecer.

Aliás, eu penso até que em cada fase da nossa vida podemos apreciar os textos de Sophia de Mello Breyner Andresen sob diversas perspectivas, tal é a riqueza da sua escrita.

Uma curiosidade: Portugal atribui anualmente prémios aos melhores nas várias categorias cinematográficas e esse prémio chama-se justamente Prémio Sophia, numa homenagem à escritora cujo nome significa sabedoria.

Já leram algo desta autora? Que livro gostaram mais?

6 comentários:

  1. Por acaso já li esse livro, porque a Sophia de Mello Breyner sempre foi das minhas autoras preferidas enquanto criança. Mas ainda assim, a fada oriana é o conto que mais me marcou :)

    Um beijinho*

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, A Fada Oriana e o Rapaz de Bronze são dois titulos que tenho curiosidade de ler.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Great post. Your blog has very cool

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da dica de leitura. Já fiquei com vontade de conhecer a escritora Sophia merecedora de tamanha homenagem.
    Eu tenho uma filha chamada Sofia.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  5. Chris que bom que gostou. E tenho a certeza que vai amanha a escrita de Sophia. Beijinhos para si e para a sua filha.

    ResponderEliminar