5 de abril de 2020

Rosinha Minha Canoa

José Mauro de Vasconcelos editou em 1962 Rosinha Minha Canoa, que se tornou no seu primeiro grande êxito literário. Mais tarde lançaria O Meu Pé de Laranja Lima, o único livro que tinha lido  deste premiado autor brasileiro de origem portuguesa. Li-o em miúda e nunca mais o esqueci.

Há algum tempo, vi numa feirinha esta obra numa edição antiga e nem hesitei; trouxe juntamente com outros autores e ali ficou o livro, à espera de ser lido.

Rosinha Minha Canoa, conta-nos a história de Zé Orocó e da sua cumplicidade com a canoa Rosinha, algures no Sertão brasileiro, na margem do rio Araguaia. Nem sempre compreendido pelos demais, é um homem amável e bom, que ama a natureza e a vida simples tal como ela é.

Só para ilustrar, coloco esta foto que tirei cá em Portugal, mas que parece uma passagem do livro
Li o livro rapidamente e gostei verdadeiramente do seu conteúdo. Faz-nos refletir na nossa própria existência, questionar a compreensão humana e transporta-nos para um longínquo Sertão brasileiro, um lugar que certamente a maioria de nós não conhece, apenas imagina.


Recomendo o livro que, à partida, é direcionado para a camada mais jovem mas que acredito fará as delícias de muitos, das mais variadas idades.

Já leram este livro ou outro do mesmo autor?

2 comentários:

  1. Olá! Não conheciamos este livro. Mas O Meu Pé de Laranja Lima sim. Bom domingo. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá, é um livro lindissimo com uma narrativa bem interessante. Beijinhos

    ResponderEliminar