10 de fevereiro de 2020

Quinta do Pisão

Situada no Parque Natural de Sintra-Cascais e sob administração da autarquia Cascalense é uma quinta com atividade agrícola e de pastoreio onde o visitante tem oportunidade de contactar diretamente com a natureza e com o mundo rural.



Já não é a primeira vez que visito a Quinta do Pisão e é sempre maravilhoso andar por ali, é um verdadeiro encontro com a natureza, pois este parque mantém toda uma dinâmica que permite momentos de descontração, o contacto com a produção local e até a aquisição de bens hortícolas.

Quem visita a quinta convém ter presente que irá percorrer caminhos de terra batida, daí ser indicado o uso de calçado apropriado ao terreno. O carro fica estacionado num dos parques próximos à entrada e a partir daí só tem que mergulhar no campo e disfrutar a natureza.  Existe também sinalética que indica possíveis trilhos a percorrer e os animais que habitam por ali (claro que são espécies selvagens, não se deixam observar).





Comecei por uma visita aos burros lanudos. Uns simpáticos animais que deixam dar festinhas e gostam do convívio com os humanos. Por ali está também um picadeiro e sei que existem aulas de equitação. Não visitei as ovelhas, fica para a próxima.


Continuando o caminho, chegamos à horta biológica. É um espaço harmonioso, onde da parte da manhã é possível adquirir diretamente da terra, produtos hortícolas. São legumes e vegetais biológicos e estão à disposição do comprador que inclusivamente tem oportunidade de os colher, portanto o que se vende ali varia conforme a época do ano, o que é óptimo. Esta comercialização tem uma componente social importante, já que contribui para a gestão económica do espaço e a aprendizagem de indivíduos que têm assim a oportunidade de fazer formação numa área que posteriormente poderá ser uma mais-valia para a sua integração no mercado de trabalho.






Depois de uma longa caminhada, nada melhor do que voltar por outro trilho e visitar o Centro Interpretativo do Pisão, que é um espaço muito agradável para fazer uma paragem e comer ou beber algo. O que noutros tempos foi o sitio onde era feita a cal, hoje é um pequeno edifício recuperado que aguarda o visitante e onde se pode também ter acesso a informação sobre a história e as espécies de fauna e flora do parque. Também ali se podem adquirir produtos hortícolas e até mel de produção local.
Tem uma ótima esplanada onde naquele fim de tarde de inverno com ares de primavera soube tão bem beber um chocolate quente.




E assim terminou um agradável passeio de domingo. Se tiverem oportunidade de visitar a Quinta do Pisão, façam-no. É um lugar super tranquilo, de contacto com a natureza, e para quem gosta de caminhadas este é o local certo.




Contactos

Morada: Quinta do Pisão de Cima, EN9-1
Tel. 21-5811750
Coordenadas: 38.759288. -9.419242   




10 comentários: