22 de julho de 2019

Cais Palafítico da Carrasqueira

O Cais Palafítico da Carrasqueira é atualmente um dos spots preferidos por quem gosta de fotografar, seja a nível amador ou profissional. Tornou-se num daqueles lugares que depois de muitas décadas limitado ao conhecimento dos habitantes da região, de repente é um ex-libris da zona e muitas são as pessoas que rumam à Carrasqueira só para conhecer um cais tão peculiar. Também eu tenho andado curiosa pois as fotografias que via despertavam-me a enorme vontade de ir conhecer de perto.
 
Claro que as melhores alturas para fotografar deverão ser ao nascer e ao pôr do sol, mas como não me foi possível, cheguei lá ao inicio da tarde e realmente encontrei uma paisagem incrível.
 
Estacas irregulares e com aparente fragilidade formam um extenso cais onde pequenas embarcações ali se encontram atracadas. Também as casinhas para guardar as artes de pesca conseguem dar um aspecto curioso ao local: umas perfiladas na beira rio, outras colocadas no acesso directo de cada barco, algumas detêm pormenores decorativos que acabam por contribuir para todo o exotismo que ali encontramos.
 
Tudo aquilo merece um olhar atento, um sentir com calma a paisagem ao redor e a tranquilidade que ali se respira.
 















Fruto do esforço da população pesqueira, que começou nos anos 50 a sua construção para ter acesso aos barcos de pesca mesmo durante a maré baixa, este cais é agora motivo de interesse por parte das gentes de fora. Está situado na extremidade da aldeia da Carrasqueira, a cerca de três quilómetros da Comporta numa zona pertencente à Reserva Natural do Estuário do Sado.
 
E é esta paisagem considerada única na Europa, que tanto tem despertado a curiosidade dos turistas nos últimos anos. Se ficaram com vontade de visitar, saibam que quer optem por atravessar o Sado a partir de Setúbal, quer se dirijam através da planície alentejana, o caminho faz-se de uma forma agradável e com acessos bem sinalizados. Deixo aqui as coordenadas para facilitar:
 
Cais Palafítico da Carrasqueira
 
Coordenadas GPS:38º24'45.61"N  8º45'24.78"O
 
E agora a pergunta que não podia faltar: já foram visitar esta zona? Ou pelo menos ficaram com vontade de lá ir?
 

2 comentários: