4 de fevereiro de 2019

A Mina de S. Domingos

Hoje trago imagens diferentes, marcantes pela sua dureza, mas que ilustram um dos locais mais curiosos do panorama histórico-social do nosso país.
 
A Mina de S. Domingos é um lugar único no Baixo Alentejo. Situado no concelho de Mértola, na freguesia de Corte Pinto, foi classificada como Conjunto de Interesse Público, pelas entidades competentes, dado tratar-se de uma área de despojos, do que ficou depois do abandono da mina após décadas de extração exaustiva entre 1858 e 1965.
 
Na realidade, desde a época dos Fenícios e dos Cartagineses a exploração mineira existiu naquela região, rica em ouro, prata e cobre. Até mesmo quando o território foi tomado pelos romanos, a extração do mineiro continuou a fazer-se a bom ritmo, mas só no século XIX viria a ser explorada com métodos considerados modernos para  a época, sendo então o cobre um dos elementos em maior abundância extraídos da mina.
 
A importância desta exploração era tão grande que permitiu apostar em sistemas modernos de transporte. Foi o caso da linha de caminho de ferro que nos anos 60 do século XIX já ligava a Mina ao Pomarão numa extensão de 15 km, permitindo escoar a partir do rio Guadiana, todo o minério extraído dali. A aldeia junto à mina, um espaço construído para servir de apoio aos mineiros e composto por todo o tipo de infraestruturas consideradas essenciais à época, foi também a primeira  a ter electricidade em Portugal.
 
Hoje a aldeia é um lugar não só de habitação mas também de acesso turístico, depois de anos de semi abandono, e a mina propriamente dita que foi outrora local de trabalho para milhares de pessoas está em fase de melhoramento de acesso,  existindo até um projecto de dinamização de toda a área envolvente.
 
Por enquanto é um espaço com edifícios abandonados e em ruínas, de uma beleza estranha mas cativante. Quem gosta de fotografar não consegue ficar indiferente e neste cenário agreste encontra inspiração perante a rudeza e o silêncio tão profundos.
 









 
A lagoa ácida acaba por ser o ex-libris de todo o complexo. As suas águas azuis e tóxicas impressionam o visitante e são resultado do abandono das terras mineralizadas da região.
 
Aguardemos pela reabilitação do espaço e pela sua dinamização. O projecto já está em movimento e promete dignificar o local, tornando-o menos esquecido.
 
Caso não conheçam e pretendam visitar, deixo aqui as coordenadas de GPS para melhor orientação:
 
37º40'18.5"N 7º30'19.7"W
 
 
Quem já conhecia a Mina de S. Domingos? O que acharam quando lá foram a primeira vez?
 
 

6 comentários:

  1. Nossa que lugar bastante internaste para visitar, confesso que nunca tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Parece saído de um filme, mas tem uma história muito rica para contar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já passei por lá, é um sitio diferente e que merece ser visitado. Adorei as fotos. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês. Aquilo esteve abandonado muitos anos, mas vê-se a imponência da estrutura. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não conheço, mas fiquei com vontade, as fotos transmitem imponência!!!

    ResponderEliminar
  6. Não deixe de ir, se tiver oportunidade. Beijinhos

    ResponderEliminar