8 de fevereiro de 2019

Gelatina arco-íris

E que tal fazer uma sobremesa bem colorida e engraçada talvez para uma festa de aniversário ou comemoração informal?

Precisa de poucos ingredientes e de ... alguma paciência. Já que o grau de dificuldade é zero, mas vai ter que aguardar entre camadas, para dar tempo para ganhar consistência. Por outro lado, o sucesso é garantido, já que os olhos também comem e este doce fica realmente vistoso.

 
Ingredientes:

6 gelatinas de sabores/cores diferentes
2 pacote de natas
água

As cores/sabores ficam ao critério de cada um. Eu usei gelatinas com sabores a: morango, frutos tropicais, ananás, tutti-frutti, maracujá e mirtilho.

A montagem desta sobremesa consiste essencialmente nisto: colocam-se dois terços do pacote em cerca de 3 dl de água muito quente, desfaz-se a gelatina e coloca-se na forma. Deixa-se prender um pouco e desfaz-se a gelatina que sobrou num pouco de água e num pouco de natas (cerca de 6 colheres de sopa), mexe-se bem e deita-se sobre a camada de gelatina que já está na forma e entretanto ganhou consistência.

A medida de água é apenas uma referência, uma vez que a primeira camada leva menos água pois ficará no fundo da forma, que é mais estreita.

O resultado final é o que se pode ver na fotografia. Uma camada mais larga de gelatina transparente, seguida de uma camada de gelatina opaca. Isto pode ser feito com quantas cores quiser e pela ordem que preferir. A minha ficou assim: encarnado, cor-de-laranja, amarelo, verde, cor-de-rosa, roxo. Para ser mais rápido entre camadas, pode levar a forma ao congelador, mas não mais que 5 minutos, pois a gelatina não pode congelar.

Desenformar no dia seguinte.

 
Um pequeno truque: para desenformar mais facilmente, convém mergulhar a forma em água quente, contar até 10 e retirá-la. A gelatina desprende-se mais facilmente, não perdendo a consistência.

A minha não ficou perfeita, as camadas não ficaram absolutamente iguais e ao desenformar, ficou um pouco do topo no fundo da forma, mas foi a primeira vez que tive paciência para fazer algo assim...
 
Bom apetite!

5 comentários:

  1. Nossa que isso ficou bastante prefeito, adorei
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. ADORO!!! Acho que a tua ficou mais perfeitinha que a minha em Tropa do Batom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ADORO! Acho que a tua ficou mais perfeitinha que a minha

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Maria, deu tanto trabalho que nunca mais fiz eheh, mas já tenho outra pensada para um dia destes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar