E hoje levo-vos numa visita a um local muito próximo de Lisboa, concretamente em Barcarena, município de Oeiras. Neste local terá sido construído, sob ordens de D. João II (1481-1495), as denominadas Ferrarias d' El-Rei, onde seriam produzidas armas e que mais tarde, já no século XVII serviria para a instalação da Fábrica da Pólvora de Barcarena. Esta fábrica, com as devidas modernizações e reajustes na sua produção, manteve-se em funcionamento até 1988, altura em que foi definitivamente encerrada.
Mas em 1995 este local viria a ter a definitiva transformação com a aquisição por parte da Câmara Municipal de Oeiras que o transformaria numa área de descontração e lazer. Neste momento é uma área agradável e constitui um óptimo programa para se fazer a sós ou em família.
Quando se transpõe a entrada, uma área de restauração salta imediatamente à vista. Tem óptimos restaurantes com esplanada enquanto no espaço envolvente podemos observar pormenores de outros tempos, chaminés e respiradores da fábrica, agora devidamente transformados em pontos de interesse para o visitante. Tudo perfeitamente enquadrado no espaço exterior.
Este espaço convida a dar uma volta por ali e entre edifícios e trilhos descobrir maquinaria de outra época.
Num dos pátios de entrada acedemos ao museu, que é gratuito aos domingos e onde se preservam utensílios e maquinaria antiga. Também existem fotografias e objectos de um complexo que foi muito mais que uma fábrica. Ao longo dos imensos terrenos, acabou por ser construída uma zona de habitação onde os trabalhadores e as suas famílias moravam, faziam as compras e conviviam, numa época em que Barcarena teria sido uma terra com algum grau de isolamento.
E há ainda um espaço muito agradável e que convida a passar uma horas de contemplação ou até de leitura. Subindo uns degraus, chegamos a um outro jardim com espelho de água e envolto na natureza.
É realmente um local que se transformou em muito mais que um parque urbano. Ali decorrem exposições, concertos e festivais. Tem galerias e áreas de atelier. Há tanta oferta que só mesmo deslocando-nos lá, podemos ter noção da diversidade.
Por último, e já no exterior das instalações, deixo-vos a foto do famoso relógio (ok, não estava acertado) que noutros tempos marcava a vida da população.
É uma visita que aconselho vivamente, se quiserem passar uma tarde agradável e diferente. Ou então sair à noite e passar umas horas entre uma refeição agradável e um gin, com música ao vivo.
Fábrica da Pólvora de Barcarena
Estrada das Fontainhas
Barcarena
abre todos os dias entre as 9h e as 2h
GPS 38.745849, - 9.291369
Para mais informações fica aqui o link.
Quem conhece ou ficou com vontade de conhecer? Querem acrescentar algo mais? Contem-me tudo.
Realmente é um bom lugar para conhecer, adorei conhecer um pouco mais
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post //Intagram
Tem post novos todos os dias
Sofia, aconselho completamente. Beijinhos
ResponderEliminarNão conhecíamos o espaço. Parece agradável! Vai para a lista de locais a visitar :D
ResponderEliminarBoa! Depois digam o que acharam. Beijinhos
ResponderEliminarObrigado por partilhares connosco estas fotografias e nos dares a conhecer um lugar novo! É tão bom viajar por este país fora sem sequer sair de casa... eheh
ResponderEliminarObrigada eu pelo carinho das palavras. É para isso que posto estes lugares: dar a conhecer o que vou vendo por aí e gosto tanto. Beijinhos
ResponderEliminar