2 de outubro de 2018

Um grande parque urbano em Lisboa

O post de hoje é sobre um parque urbano de 26 hectares que só agora verdadeiramente descobri (sabia que existia mas nunca tinha lá ido) e que quero partilhar com vocês. Lisboa é uma cidade cheia de recantos, curiosidades e sítios lindos para visitar. Mas existem lugares que nem sempre estiveram abertos ao público e que só há relativamente poucos anos o seu acesso incondicional é permitido.
 
Desde 2005 que Lisboa conta com espaço de lazer enorme, resultado da junção de quintas muito antigas. Ali na zona do Lumiar, na parte Alta da cidade, existe um parque formado pela Quinta das Conchas e  pela Quinta dos Lilases. É um espaço maravilhoso de gestão camarária e que constitui um exemplo de perfeita união entre a natureza e a cidade, uma vez que por ali se podem observar inúmeras espécies de pássaros e de árvores numa partilha com todas as famílias que disfrutam de um sossego e de uma paz difíceis de encontrar numa grande cidade.
 
O parque tem várias entradas e, começando pela Quinta das Conchas, a surpresa é enorme pela sua tranquilidade, numa área imensa servida por café com esplanada que até tem espreguiçadeiras, num verdadeiro convite ao repouso, existindo também um pequeno edifício com área de exposições. Ali tudo é muito verde, o lago estava nesse dia com dois patos que se deixaram fotografar sem ligar muito à presença humana. As pessoas estavam por lá, em mantas no chão ou mesmo sentados na relva a ler. Mais ao lado numa área com arvoredo, pequenos grupos faziam festas de aniversário e até reparei em dois baby shower e num chá de revelação. Mas tudo sem grandes alaridos, respeitando o sossego dos outros.

Parque urbano

Parque urbano

Parque urbano

Parque urbano

Parque urbano

Continuando no parque e ao fundo da Quinta das Conchas (lado norte) separada por um muro com passagem, temos a Quinta dos Lilases.
É um espaço diferente em estado mais natural, por assim dizer, lembrando um pequeno bosque. Por ali estão dispersos aparelhos de exercício e um outro lago acolhedor. O cheiro a natureza é permanente e repousante.

Parque urbano

Parque urbano

Parque urbano

Parque urbano

Parque urbano

É ou não um sitio lindo dentro da cidade? Quem conhece certamente se revê no que aqui escrevo, quem não conhece penso que ficará curioso em visitar. Como referi, tem várias entradas, estando a principal situada na Alameda das Linhas de Torres, no Lumiar, em Lisboa. Tem telefone de contacto:  21-759 45 16.
 
Aproveitem e passem uma tarde tranquila...


 

12 comentários:

  1. É mesmo, e vou voltar lá mais vezes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Em tempos ia muito a Lisboa, mas nunca fui a esse parque, quem sabe numa próxima visita à cidade! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Inês, numa próxima oportunidade já sabe! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro este parque, tenho tantas saudades, ia correr para lá.

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia. Também poucas vezes fui a Lisboa! Mas parece um sitio muito giro e agradável para relaxar. :)
    Beijinhos

    A Maria Rita blog
    > Follow me on Instagram

    ResponderEliminar
  6. Suzy, É realmente um belíssimo lugar para praticar desporto. beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ana, da próxima vez já sabe. Vai de certeza gostar do parque. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Vivo há 9 anos em Lisboa e nunca lá fui e só soube da existência desse parque há uns 2 anos, tenho mesmo que o ir visitar :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  9. Parques destes devia haver com maior quantidade nas cidades, sobretudo em cidades muito grandes.

    ResponderEliminar
  10. Exactamente Nuno! E com a higiene e bom comportamento que verifiquei neste.

    ResponderEliminar