O post de hoje é sobre um parque urbano de 26 hectares que só agora verdadeiramente descobri (sabia que existia mas nunca tinha lá ido) e que quero partilhar com vocês. Lisboa é uma cidade cheia de recantos, curiosidades e sítios lindos para visitar. Mas existem lugares que nem sempre estiveram abertos ao público e que só há relativamente poucos anos o seu acesso incondicional é permitido.
Desde 2005 que Lisboa conta com espaço de lazer enorme, resultado da junção de quintas muito antigas. Ali na zona do Lumiar, na parte Alta da cidade, existe um parque formado pela Quinta das Conchas e pela Quinta dos Lilases. É um espaço maravilhoso de gestão camarária e que constitui um exemplo de perfeita união entre a natureza e a cidade, uma vez que por ali se podem observar inúmeras espécies de pássaros e de árvores numa partilha com todas as famílias que disfrutam de um sossego e de uma paz difíceis de encontrar numa grande cidade.
O parque tem várias entradas e, começando pela Quinta das Conchas, a surpresa é enorme pela sua tranquilidade, numa área imensa servida por café com esplanada que até tem espreguiçadeiras, num verdadeiro convite ao repouso, existindo também um pequeno edifício com área de exposições. Ali tudo é muito verde, o lago estava nesse dia com dois patos que se deixaram fotografar sem ligar muito à presença humana. As pessoas estavam por lá, em mantas no chão ou mesmo sentados na relva a ler. Mais ao lado numa área com arvoredo, pequenos grupos faziam festas de aniversário e até reparei em dois baby shower e num chá de revelação. Mas tudo sem grandes alaridos, respeitando o sossego dos outros.
Continuando no parque e ao fundo da Quinta das Conchas (lado norte) separada por um muro com passagem, temos a Quinta dos Lilases.
É um espaço diferente em estado mais natural, por assim dizer, lembrando um pequeno bosque. Por ali estão dispersos aparelhos de exercício e um outro lago acolhedor. O cheiro a natureza é permanente e repousante.
É ou não um sitio lindo dentro da cidade? Quem conhece certamente se revê no que aqui escrevo, quem não conhece penso que ficará curioso em visitar. Como referi, tem várias entradas, estando a principal situada na Alameda das Linhas de Torres, no Lumiar, em Lisboa. Tem telefone de contacto: 21-759 45 16.
Aproveitem e passem uma tarde tranquila...
Parece ser espectacular :D
ResponderEliminarBeijinhos,
O meu reino da noite
facebook | instagram | bloglovin
É mesmo, e vou voltar lá mais vezes. Beijinhos
ResponderEliminarEm tempos ia muito a Lisboa, mas nunca fui a esse parque, quem sabe numa próxima visita à cidade! :) Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Inês, numa próxima oportunidade já sabe! Beijinhos
ResponderEliminarAdoro este parque, tenho tantas saudades, ia correr para lá.
ResponderEliminarNão conhecia. Também poucas vezes fui a Lisboa! Mas parece um sitio muito giro e agradável para relaxar. :)
ResponderEliminarBeijinhos
A Maria Rita blog
> Follow me on Instagram
Suzy, É realmente um belíssimo lugar para praticar desporto. beijinhos
ResponderEliminarAna, da próxima vez já sabe. Vai de certeza gostar do parque. Beijinhos
ResponderEliminarVivo há 9 anos em Lisboa e nunca lá fui e só soube da existência desse parque há uns 2 anos, tenho mesmo que o ir visitar :)
ResponderEliminarMRS. MARGOT
Vá sim, Vai adorar! Beijinhos
ResponderEliminarParques destes devia haver com maior quantidade nas cidades, sobretudo em cidades muito grandes.
ResponderEliminarExactamente Nuno! E com a higiene e bom comportamento que verifiquei neste.
ResponderEliminar