19 de outubro de 2018

Coimbra é uma lição...

Passar por Coimbra e ficar por lá meia dúzia de horas não permite ver a cidade na sua total dimensão. É um lugar riquíssimo do ponto de vista histórico e cultural e merece uma visita demorada, mas foi a possível desta vez e gostaria de mostrar um pouco daquilo que vi.
 
Praticamente todas as cidades com uma história antiga são banhadas por um rio e este caso não é excepção. O rio Mondego nasce na Serra da Estrela e atravessa Coimbra, tornando-se num dos pontos de referência obrigatórios. É verdadeiramente inspirador passear nas suas margens. Existem espaços de lazer, cafés e toda uma envolvência pensada para o visitante ou morador passar uma horas tranquilo.
 


Coimbra

Coimbra

Logo ao lado, a espreitar o rio, encontra-se o Hotel Astória. Projetado na primeira década do século passado pelo arquiteto Adães Bermudes e juntamento com o edifício do Banco de Portugal, constituem as maiores representações de Arte Nova em Coimbra.
 
Coimbra
Edifício do Hotel Astória
Os dois edifícios avistam-se em conjunto a partir do Largo da Portagem, a principal praça da cidade. Noutros tempos, este espaço era uma zona de cobrança de impostos sobre as mercadorias que vinham do sul.

Coimbra
Largo da Portagem
Daqui parte-se para a zona mais movimentada da cidade, cheia de lojas e turistas. É incrível como em determinadas ruas pouco se ouve falar português, tantas nacionalidades que andam por ali. Definitivamente o turismo está mesmo em alta em Portugal.

cidade

Coimbra

Coimbra

Coimbra ergue-se a partir de uma colina e por isso para chegar ao seu lugar mais emblemático é necessário subir a cidade, percorrer ruas estreitas das quais partem escadinhas de acesso. Lá em cima a paisagem permite ver todo o casario tendo o rio como pano de fundo.

Coimbra
 
E é aqui que encontramos um dos maiores ex-libris da cidade: a Universidade de Coimbra.
 
Criada a 1 de Março de 1290 pelo rei D. Dinis por assinatura de documento real em Leiria, passou por um largo período de tempo onde decisões políticas a fizeram deslocar-se alternadamente entre Lisboa e Coimbra.  
 
Definitivamente instalada no ano de 1537, viria a ocupar o então chamado Paço Real da Alcáçova alterando o nome para Paço das Escolas. Mais tarde, e devido ao acréscimo de faculdades, estas tiveram que alargar o seu território para edifícios construídos ali à volta.
 
Coimbra
À esquerda, a famosa Torre da Universidade de Coimbra

Coimbra
 
 
Coimbra
Fachada principal
Pormenor da fachada do edifício principal
Coimbra
Pátio interior

Coimbra

Com uma forte ligação à Universidade de Coimbra existe ainda o Penedo da Saudade, um lugar especial onde através de placas que vão sendo ali colocadas são relembrados cursos, turmas e tudo o que esteja relacionado com a vida académica.

Coimbra


Coimbra
Penedo da Saudade
Muito mais haveria para visitar em Coimbra, mas ficará para uma próxima oportunidade. Por aí, tenho leitores de Coimbra? O que é que podem acrescentar? Contem-me quais os lugares que, para além dos mais conhecidos, qualquer visitante não pode mesmo perder, aqueles pequenos sítios encantadores para quem não conhece. Fico à espera das vossas sugestões.

10 comentários:

  1. Já visitei alguns desses locais, várias vezes :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu preciso de voltar com mais tempo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Por acaso nunca visitámos Coimbra, mas temos muita curiosidade. Parece ser um local fantástico!!

    ResponderEliminar
  4. Coimbra é e sempre será uma pérola portuguesa, uma cidade que nunca desaponta.
    Excelente artigo e fotografias muito bonitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Coimbra é uma cidade linda! Qualquer dia tenho de visitar novamente!

    Adorei as fotos, estão lindas!

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar