24 de setembro de 2018

Praia das Avencas

A linha de Cascais é conhecida pelas suas praias bastantes diversificadas. Umas têm largos areais e convidam ao descanso, outras à pratica de actividades marítimas, como o surf. Mas há uma diferente pela sua biodiversidade marinha. Refiro-me à Praias das Avencas que desde meados deste ano ganhou a classificação de Área Marinha Protegida das Avencas.
 
É uma pequena praia localizada entre a Bafureira e a Parede, com uma zona de plataforma rochosa e com uma fauna e flora únicas, sendo por isso interdita à pesca e a diversas outras actividades que possam pôr em perigo esta estabilidade por vezes precária. Esta praia também serve de estudo e investigação para diversos cursos em áreas ligadas à vida marítima.
 
praia

praia

praia

praia

praia

praia
 
Mas claro que não é por isso que deixa de ser uma óptima praia para uns mergulhos. É vigiada durante a época balnear e tem até um bar de apoio. As suas águas são cristalinas e o cheiro a maresia uma constante.

praia

E agora que o Outono chegou, que outra forma temos para não ficarmos cheios de saudades dos dias quentes de Verão? Prolongando os dias enquanto se pode, que a chuva e o frio chegarão mas até lá aproveita-se o calor.

praia

Por curiosidade, quer ver a praia em tempo real? Espreite aqui.

8 comentários:

  1. As fotos estão giras. Só observar o mar já sabe bem :) uma excelente semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A imperial foi a parte mais linda da praia :-))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Titica, tudo é lindo ali, mas posso dizer que a imperial era a mais fria, ehehe. A praia estava mesmo com temperaturas de verão. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. R: verdade! O nosso corpo é fantástico... cria uma vida do nada!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  5. Também não costumo ir mas descobri que é muito agradável. Beijinhos

    ResponderEliminar