14 de maio de 2018

Tarte de amêndoa

Hoje trago a receita da famosa tarte de amêndoa, que é das coisas mais simples de fazer. Fica com um aspecto super apetitoso e tem a vantagem de puder ser feita numa tarteira grande ou em doses individuais, bastando para isso dividir a massa e a cobertura pelas forminhas. Se tiver muitas, é só duplicar as quantidades dos ingredientes.

sobremesas

sobremesas

Base
250 g de açúcar
250 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
5 colheres (de sopa) de leite
2 ovos
1 colher (de café) de essência de amêndoa

Cobertura
100 g de açúcar
100 g de manteiga
5 colheres (de sopa) de leite
150 g de amêndoas fatiadas


Colocar todos os ingredientes da base num recipiente e bater com a batedeira na velocidade máxima até obter uma mistura fofa.
Colocar numa tarteira untada e de fundo amovível, levar ao forno a 170º durante aproximadamente 20 minutos, (estes valores podem variar conforme o forno). O objectivo é ter a base quase cozinhada.
 
Entretanto faça a cobertura: junte todos os ingredientes e leve a lume médio, mexendo sempre, até começar a adquirir uma cor dourada.
 
Retire do lume e espalhe sobre a tarte com a ajuda de um garfo. Leve de novo ao forno apenas com o grill ligado, para dourar e acabar de cozinhar. É importante ficar atenta e retirar quando tiver um bonito tom caramelizado.

Bom apetite!

1 comentário: