20 de maio de 2018

Para visitar e aproveitar o sol

Abriu recentemente ao público e está situado no concelho de Cascais, mais propriamente em S. João do Estoril.


O Forte de Santo António da Barra foi edificado em finais do século XVI quando D. Filipe I sentiu necessidade de reforçar a defesa à entrada da capital, desmotivando assim os barcos inimigos que seguiriam esta rota para alcançar Lisboa, sento este um ponto de paragem onde abasteciam e esperavam novos ventos e marés para rumarem à cidade, via marítima.
 
Isto foi apenas o início, pois a fortificação passou por várias transformações, foi usada para variados fins, até que viu a sua utilização acabada e durantes os últimos anos viveu dias de abandono e degradação.
 
Mas nem tudo estava perdido e, por acordo entre o Ministério da Defesa, actual proprietário e a Câmara de Cascais, foi estabelecido um prazo para a reabilitação e usufruto do edifício de forma a torna-lo um espaço cultural e de lazer para todos os que queiram aproveitar este magnifico local para disfrutar de uma vista surpreendente e ainda apanhar sol, uma vez que estão estrategicamente espalhados pelos pátios uns puffs enormes que convidam o visitante a um repouso.








O Forte foi alvo de intervenção mas muito mais ainda haverá a fazer. Por agora e durante um ano, estará aberto ao público gratuitamente aos fins de semana e feriados. Depois disso, logo se verá...

 

3 comentários:

  1. Parece-me uma excelente opção para apanhar algum sol ao som do mar! Além disso a vista que confere é muito bonita.

    My Own Anatomy 💫

    ResponderEliminar
  2. Belo sitio, não conhecia, mas agora até fiquei curiosa :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar