4 de maio de 2018

Ericeira

Pertence ao concelho de Mafra e fica a cerca de 50 km de Lisboa.  Começou por ser uma vila piscatória que se foi tornando um centro turístico muito particular. Na Ericeira o mar é uma presença constante. Na paisagem, nas referências culturais e nos seus sabores. É fácil encontrar restaurantes cujos pratos principais têm a ver com o mar: mariscos são presença obrigatória todo o ano e peixe fresco que nos meses de verão tem um espaço muito alargado dedicado à sardinha assada.
 
Nos últimos anos o surf têm alcançado uma dimensão cada vez maior na vivência cultural da Ericeira e os espaços de alojamento local começaram a surgir a um ritmo alucinante.
 







A parte antiga da vila tem conseguido manter uma estrutura genuína com as suas casas branquinhas debruadas a azul. É sempre com entusiasmo que percorro as ruas estreitas com o empedrado característico.




É também uma vila com  história, pois foi da Ericeira que partiu a família real para o exílio, aquando da revolução de 1910 que pôs termo à monarquia em Portugal.

Por tudo isto e pelo muito que fica por contar, este é um lugar de visita obrigatória. Se está longe e pensa em visitar a capital, vale bem a pena afastar-se um pouco mais e rumar também à Ericeira.  Conhecer este lugar fantástico, comer bem, passear muito e quem sabe, aventurar-se no surf.

Para mais informações aqui ficam os contactos:
Posto de Turismo e Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf
Praça da República, 17
2655-347 Ericeira
Tel. 00351 261 863 122 / 261 861 095

turismo.ericeira@cm-mafra.pt


 

2 comentários:

  1. Já lá não vou há uns anos e as tuas fotos deixaram-me cheia de vontade de voltar.

    ResponderEliminar
  2. Que bom que as minhas fotos te despertaram a vontade de uma visita. É um dos locais que vou sempre que posso.

    ResponderEliminar