2 de dezembro de 2014

Bolo de abóbora

Fiz este bolo de abóbora com um aroma subtil a canela e ficou delicioso. É um bolo húmido com uma consistência diferente. Quando se retira do forno baixa bastante e no dia seguinte adquire uma textura maravilhosa.

bolos

bolos

E como sou amiga, até dou a receita. Façam-na e depois digam como correu, boa?

 

Ingredientes
 
300 g de farinha com fermento
300 g de açúcar
750 g de abóbora cozida e triturada
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de canela
5 ovos
açúcar em pó

Com a batedeira na velocidade máxima, bata os ovos com o açúcar até ficar um creme macio. Adicione aos poucos a farinha e continue a bater. Junte o óleo, a canela e a abóbora. Mexa com a vara de arames.
 
Vai ao forno a 175º em forma redonda sem buraco, untada com margarina e enfarinhada. Tempo de cozedura médio: 45 minutos. Atenção que os diversos fornos fazem variar um pouco o tempo de cozedura dos alimentos.
 
Depois de desenformado, polvilhar com o açúcar em pó e um pouco de canela.
 
Bom apetite



Página de facebook: aqui

8 comentários:

  1. Experimentei este bolo hoje para o Halloween porque achei que tinha otimo aspecto.

    Ainda não o provei, mas acho que promete pelo aspecto que tem...
    Melhores cumprimentos

    Turista Ocasional

    ResponderEliminar
  2. Olá, é um bolo muito bom, já o fiz várias vezes. Obrigada pelo seu comentário, volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Tem certeza que é esse o peso da farinha? Parece-me tão húmido e baixo, para levar tanta farinha...

    ResponderEliminar
  4. Glória, coloquei exactamente a receita que sigo sempre e a partir da qual fiz o bolo que fotografei. Tal como mencionei, o bolo baixa bastante, além de que leva 750 gr de abóbora, o que permite esta humidade.

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Ando à procura da receita de um bolo de abóbora que comi que o seu é o mais parecido dos que encontrei na net. Contudo estava a tentar chegar ao outro adaptando a sua receita mas como não sou assim tão boa na cozinha prefiro pedir ajuda às profissionais ��
    Partindo da sua receita e sabendo que pretendo chegar a uma textura do tipo bolo mal cozido o que acha que devo fazer? Reduzir a farinha, aumentar a abóbora, aumentar ou reduzir os ovos?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá Pitanga. Este bolo, com as quantidades que menciono, fica mole e bastante húmido por dentro, pois leva uma boa quantidade de cenoura.
    Quando diz "textura do tipo bolo mal cozido" provavelmente é a isto que se refere. De notar que num bolo que não leve qualquer tipo de fruta ou legume a consistência será sempre outra, com uma cremosidade diferente. Um factor também muito importante é o forno, pois até pela forma como ele faz a distribuição do calor, o resultado tende a ser diferente, daí eu indicar o tempo de cozedura como uma referência aproximada.
    Sugiro que faça com as porções indicadas, penso que ficará um bolo do seu agrado. Depois diga qualquer coisa, certo? Fico à espera. Beijinhos e bom apetite.

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Deve ser uma delicia vo experimentar. Obrigada, beijinhos.

    ResponderEliminar