A primeira leitura deste ano é do autor sueco Mattias Edvardsson que conta já com três livros publicados. Entretanto a Netflix adaptou este livro e lançou uma mini série mas eu nem sabia da sua existência.
O Livro
Publicado originalmente em 2018 e dois anos depois em Portugal, conta a história de Stella, uma jovem de 18 anos que é acusada de matar Christoffer, um empresário de 32 anos, com quem mantinha um relacionamento um tanto ou quanto encoberto.
Stella vive numa pequena cidade onde a sua família é bem conhecida: a mãe é advogada e o pai é padre da Igreja Sueca (o que nós podemos chamar de Pastor).
O maior desejo dos pais é manter uma família bem estruturada aos olhos da comunidade mas tudo isso é posto em causa quando a filha está prestes a ser condenada por um crime que eles recusam a acreditar que ela tenha cometido.
A obra está dividida em três partes, cada uma contada por um deles e a visão dos acontecimentos apenas nos deixa mais intrigados, sem saber realmente o que terá acontecido. Paralelamente a isso vamos conhecendo os anseios de cada membro e descobrindo um pouco o que cada um viveu até ao momento, inclusivamente o início do namoro dos pais, os seus objetivos e anseios.
A Minha Opinião
O livro está muito bem escrito, e embora seja bastante volumoso, lê-se rapidamente. Gostei bastante da construção das personagens, com as várias camadas que entretanto vamos descobrindo. Stella consegue ser irritante, mas também a conseguimos compreender umas páginas à frente, mostrando que nem tudo é preto ou branco, o mesmo acontecendo com as restantes personagens que nos despertam sentimentos ambíguos.
O autor sabe como nos transportar para dentro da narrativa, descrevendo pequenos gestos e detalhes que conferem ao texto toda uma envolvência a que não ficamos indiferentes.
Confesso que estou cada vez mais fã dos policiais nórdicos e este não é exceção.


Sem comentários:
Enviar um comentário