A Serra da Lousã possui uma grande riqueza a vários níveis e um deles são as aldeias que emergem por entre a densidade arbórea do local. Muitas das aldeias fazem parte da rede Aldeias de Xisto, uma iniciativa que pretende dar suporte a uma série de aldeias típicas que fazem parte do nosso património cultural e que estão espalhadas por vários pontos da zona centro do país.
Desta vez fui conhecer a Ferraria de S. João, na freguesia da Cumeeira e concelho de Penela. O nome terá surgido eventualmente a partir da existência de uma área de exploração de ferro associando-se ao nome do Santo da devoção dos habitantes, que surge em outras referências ao longo do povoado.
Terra de xisto e quartzo, o sobreiro é a árvore por excelência e a entreajuda dos habitantes uma qualidade que deu à aldeia a curiosa característica de ter numa das extremidades uma série de currais onde cada família guardava o seu gado, predominantemente cabras que eram pastoreadas em conjunto e ciclicamente por todos os proprietários.
Nos dias de hoje as casas são essencialmente de segunda habitação, poucos lá moram, mas a essência mantêm-se ao longo das ruas tranquilamente alinhadas.
Por tudo isto aconselho uma visita a esta aldeia e a toda a região, cheia de trilhos para descobrir e percorrer a pé ou de bicicleta.
Venham daí!
Great photos :-D
ResponderEliminar