29 de março de 2025

Adolescence (Adolescência) - série Netflix

O original Adolescence, uma produção Netflix é a serie do momento e não deixa ninguém indiferente. Estreou em Março de 2025 e em menos de uma semana pôs toda a gente a falar do grave problema que são os conteúdos menos próprios a que os mais jovens hoje em dia têm acesso na internet. O alheamento parental, o bulling e o isolamento social são matérias abordadas nesta série agora lançada.



A produção

Com argumento de Jack Thorne e Stephen Graham e realização de Philip Barantini, a série foi dividida em quatro episódios e tem como particularidade o facto de ter sido gravada em tempo real. Quer isto dizer que em cada episódio há apenas um único take, a câmara vai-se deslocando entre actores, saindo e entrando das salas e corredores ou mesmo percorrendo o espaço exterior. É uma técnica que já foi parcialmente explorada em filmes como Birdman de 2014 ou A Oeste Nada de Novo de 2022 embora nestes casos tenham existido cortes mais ou menos subtis entre cenas.

Adolescence foi gravada em 2024 em várias localidades do condado de Yorkshire em Inglaterra. Tem como atores principais: 

  • Owen Cooper - Jamie Miller - protagonista  
  • Stephen Graham - Eddie Miller - o pai
  • Christine Tremarco - Manda Miller  - a mãe
  • Ashley Walters - Detetive-Inspector Bascpmbe
  • Erin Doherty - Drª Briony Ariston  - Psicóloga

O jovem protagonista tem aqui a sua estreia e causou tanto impacto que se lhe adivinha um futuro brilhante na representação. A par dos nomes citados, há todo um universo de personagens, desde a irmã do protagonista, até aos diversos professores e colegas da escola de Jamie, passando pelos restantes agentes de investigação.

A história

Jamie Miller é um adolescente de 13 anos acusado de ter assassinado a sua colega de escola. É detido e internado num centro de detenção e embora negue desde o início a acusação, as câmaras de vigilância têm imagens comprometedoras e as equipas terão que fazer o seu trabalho no sentido de apurar responsabilidades. A história é contada em quatro momentos, divididos pelo mesmo número de episódios: 

  1.  O momento da detenção e primeiro interrogatório
  2. Três dias depois quando cabe à policia prosseguir a investigação
  3.  Sete meses mais tarde, quando o jovem Jamie é entrevistado pela psicóloga 
  4.  Treze meses depois quando a família tenta voltar à normalidade, fazendo um esforço para  prosseguir com as rotinas e manter a harmonia possível.  

Pelo meio vão sendo mostradas perspetivas do universo juvenil onde os adolescentes se encontram inseridos, numa fase da vida onde as opiniões dos seus pares são determinantes na construção da sua própria identidade em vários aspectos e também a nível sexual, não esquecendo a importância da integração nos grupos dos quais fazem parte. Um ponto que é salientado são as novas dinâmicas surgidas com a internet que abre caminho a toda uma nova comunicação, muita da qual foge ao controle dos adultos seja pelo desconhecimento, seja pela vida ocupada que os pais têm, o que por vezes acaba por criar um certo distanciamento em relação aos menores.

Assim, são abordados temas como o fácil acesso à pornografia na net, a comunicação virtual através de sinalética, o bulling e a alienação parental. Termos como incel e regra 20/80 passaram a fazer parte do léxico de jovens que muitos adultos nem suspeitam a que se referem.

Por tudo isto, existem já propostas para que estes temas sejam abordados diretamente com a camada mais jovem da população, inclusivamente já foi proposto o visionamento da série em ambiente escolar e nunca uma produção Netflix despoletou tanto debate nem gerou tanto consenso no que respeita à urgência do tratamento de assuntos delicados mas que não podem ser ignorados pelos pais, professores e pessoas em geral responsáveis pela educação das futuras gerações.

Pela sensibilidade do tema, vi os quatro episódios com redobrada atenção e considerei desde logo um produto de excelente qualidade que permite colocar na mesa muitas questões transversais a toda a sociedade.

Se ainda não tiveram oportunidade de ver a série Adolescência, tentem fazê-lo o quanto antes. Estou certa que será de grande utilidade para todos.

9 comentários:

  1. Gracias por la recomendación. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia e um bom final de semana. Um excelente sábado. Brasil e Portugal, são irmãos. Amo ser Silva Gomes. Confesso, que não sou muito fã de frutos do mar. Mais a culinária mineira, me conquistou o paladar.

    ResponderEliminar
  3. Thanks very much for your review. I will keep it in mind.

    ResponderEliminar
  4. Excelente resenha.
    Já vi a série e também recomendo vivamente.
    Já não tenho filhos adolescentes, mas terei netos e assusta pensar no que pode acontecer.
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Realmente, lê-se muito sobre esse tema, Adolescência,
    e que é uma série da Netflix.
    Gostei muito de saber sobre a trama aqui.
    Muito obrigada.
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Realmente a série tem gerado muitos debates e tem sido bastante comentada. Acredito que assim como quando 'Os treze porquês' foi lançado. Pretendo assistir a produção.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  7. Eu já vi e fiquei realmente impactada. No primeiro episódio, a gente acha que deve ser um erro da polícia, até ver que aquele menino de 13 anos é realmente culpado. A escola é apresentada de maneira chocante, o que acontece ali todo dia que ninguém ver, ninguém sabe? Os professores gritam com os alunos, mas eles também sofrem. Os pais poderiam ter feito mais pelo filho antes de acontecer esta tragédia? Com certeza!...
    Beijos e boa semana! :-)

    ResponderEliminar
  8. Olá, Cristina!

    Já vi e fiquei muito incomodada e preocupada!
    Enquanto pude (até aos 18 anos) controlei e vigiei o uso do telemóvel e afins.
    No entanto as preocupações e os receios continuam!
    Como diz a Maria, como irá ser com os nossos netos?
    É urgente a tomada de medidas não só por parte da sociedade mas também dos governos.
    Sou mais uma a aconselhar que todos assistam, principalmente que tem crianças nesta faixa etária.
    Parabéns pela excelente publicação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar