12 de setembro de 2024

Mourão


Mourão é uma bonita vila fronteiriça portuguesa. É sede de concelho, pertence ao distrito de Évora e está situado na margem esquerda do rio Guadiana. Quando a barragem do Alqueva ficou completa e encheu, Mourão ficou com o grande lago a seus pés, o que significa que uma das formas de chegar à vila é passar sobre uma das pontes e percorrer a estrada sobre a barragem.




Chegados à vila raiana encontramos uma simpática localidade, com uma história já antiga que remonta à ocupação moura e que, já sob o domínio português, terá tido a sua primeira carta de foral em 1226 cuja gestão seria entregue à Ordem dos Templários com vista ao repovoamento da região. Por volta desta data e já no reinado de D. Sancho II o castelo foi erguido, possivelmente sobre uma outra fortificação mais antiga e este mesmo castelo viria a ser acrescentado já no séc. XVII. Outro acontecimento importante para Mourão ocorreu em 1477 quando se travou uma batalha entre Portugueses e Castelhanos, da qual saímos vitoriosos.

Ninguém diria que este lugar assistiu a conflitos tão intensos, quando percorremos as suas ruas desertas debaixo de um sol de trinta e muitos graus em pleno Agosto.
 
Edifício da Câmara Municipal






Depois de uma refeição ligeira, estava na hora de conhecer o castelo que é o ex-libris da localidade. Como curiosidade, refira-se que continuamente à muralha, ergue-se a Igreja de Nossa Senhora da Purificação das Candeias. É uma situação curiosa e não conheço outra: existem castelos que têm dentro uma igreja, mas neste caso nem é dentro nem fora, é mesmo na continuação.










Nunca tinha estado em Mourão e gostei muito de conhecer esta vila alentejana tão tranquila. Espero voltar, quem sabe com menos calor.


13 comentários:

  1. Dearest Cristina,
    What a special and age old history Mourão has!
    As always, well captured and interestingly told to your readers.
    You mention it was hot, not in temperature but depending on the humidity levels it can feel different.
    When the humidity is low, high temperatures, even up to 40°C don't bother me.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, it's true. In Portugal there are small land but have had very important papers throughout our history.
      xoxo

      Eliminar
  2. Já muito ouvi falar dessa vila mas nunca a visitei. Talvez um dia o faça
    Bonitas fotos. Grato pela gentil partilha
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha lá ido, embora já tivesse passado muito perto. É muito bonita e a paisagem com o Alqueva é espectacular.

      Eliminar
  3. Lovely travel photos! It looks to be rich with a great history. Thanks so much for these wonderful photos.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde de sexta-feira e aproveito para desejar um excelente final de semana. Conhecendo mais uma linda cidade, através do seu maravilhoso Blogger. Obrigado por dividir conosco.

    ResponderEliminar
  5. Que espaço bonito! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar