28 de março de 2024

Almeida

Pertence ao concelho da Guarda e é sede de município. Está incluída na rede Aldeias Históricas de Portugal mas atualmente já é vila. Hoje falo de Almeida, a bonita localidade cuja missão de assegurar a proteção das fronteiras portuguesas foi cumprida ao longo de vários séculos.

Situada num planalto, toda a zona já seria habitada desde épocas remotas, sendo sucessivamente ocupada pelos vários povos que habitaram a região. Até que chegada à Idade Média, Portugal e o Reino de Leão disputaram-na, tendo esta zona sido pertence ora de um, ora de outro reino até o Tratado de Alcanizes em 1297 vir regulamentar a situação.

D. Dinis concedeu-lhe foral em 1296 estabelecendo Almeida como uma das mais importantes praças defensivas do país. É, aliás, o caracter defensivo de Almeida que a fez evoluir em tamanho e importância. Para além da fase do expansão e definição das fronteiras portuguesas, teve também um papel ativo no combate à invasão das tropas de Napoleão. Aliás, Almeida só deixou definitivamente de ter qualquer vínculo militar quando em 1927 foi retirado o último esquadrão de cavalaria.

Hoje, Almeida é uma bonita e tranquila vila, com muitos visitantes e ponto de passagem de muitos portugueses, uma vez que a fronteira de Vilar Formoso fica nas proximidades. Toda a vila mantêm o seu aspeto defensivo, proporcionado pelas muralhas que vistas de cima formam uma estrela cuja construção data do séc. XVII. Outra característica curiosa são as duas entradas intercaladas por uma zona de fosso, que hoje em dia tão são um dos ex-libris da vila.

Há também um museu instalado nas Casamatas, uma área protegida dentro das muralhas e que serviu de refugiu aos habitantes em épocas mais conturbadas. 

Mas comecemos a visita seguindo pela estrada que atravessa o rio Côa onde a natureza revela formas e cores e só se ouve o correr das águas.


Chegados a Almeida é altura de visitar umas das praças-fortes mais bem preparadas de antigamente. O visitante entra por uma porta que trespassa a muralha exterior, depois atravessa o fosso e passa por outra porta semelhante, até entrar dentro da vila.






Igreja matriz




Daqui é possível ver toda a área das Casamatas, o aglomerado de construções que serviu de refúgio e onde está atualmente instalado o museu.

Vista geral das Casamatas


Entrada para o museu

 
Não consegui visitar o museu porque estava exatamente na sua hora de almoço mas gostaria de o fazer numa próxima oportunidade.

E assim me despedi desta terra cujas amendoeiras já despontavam em flor. Gostaria de voltar com mais tempo, que ainda ficou muito para ver. 

Espero que tenham gostado do que vos trouxe hoje, se já conhecem, contem-me o que gostaram mais de ver nesta bonita localidade.

20 comentários:

  1. Adoro Almeida e já não passo por aí há já algum tempo... 👏👏👏😘

    ResponderEliminar
  2. Dearest Cristina,
    What a historic gem of a nice, intact medieval village.
    That is another trip back in time with so much history!
    Thanks for sharing.
    Hugs and wishing you a meaningful Holy Week and Happy Easter.
    Mariette

    ResponderEliminar
  3. Olá, Cristina!

    Já fomos a Almeida várias vezes. Fica relativamente perto do local onde habitualmente passamos as nossas férias de verão.
    A recordação mais bonita e por sinal a mais antiga que tenho de lá, remonta à primeira visita (os Filhotes eram ainda pequenos). Fomos visitar o picadeiro. Eles ficaram extasiados com os cavalos. A alegria era tal que os Senhores que lá estavam deixaram-nos montar e passear um pouco. Temos fotos desse dia e ainda hoje se lembram da primeira vez que montaram um cavalo.
    Obrigada por avivar uma recordação tão boa!
    Votos de uma Santa Páscoa!
    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosa aula de história de Portugal. Texto e fotos deslumbrantes. Parabéns pela escolha e inspiração
    .
    Deixando votos de uma Páscoa muito feliz.

    ResponderEliminar
  5. .
    Uma Páscoa com saúde e Paz... || Desejo que todos tenhamos uma Santa e Feliz Páscoa, extensivo a todos os nossos, e vossos Familiares e Amigos. Saúde e Paz para todo o Mundo, que bem precisa.||
    .
    Fraterno Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e uma boa Páscoa para a Cidália e todos os seus.
      beijinhos

      Eliminar
  6. Olá, Cristina,

    Gostei muito de conhecer - através do teu excelente texto - esta bela vila portuguesa. Surpreendeu-me saber que a ela foram dadas funções militares desde o século XIII e que essas só foram extinguidas em 1927.

    Beijo e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Almeida tem muita história, só tenho pena de não ter tido mais tempo para visitar.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Um local onde nunca estive... adorei a explicação e as fotos! Obrigada pela partilha!~

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar