8 de maio de 2023

Quem Mexeu No Meu Queijo?

A leitura já me acompanha desde que eu me lembro, e nos últimos anos tenho-me aventurado em estilos muito diferentes do habitual, contudo, livros de auto-ajuda ou motivacionais é um género que não desperta a minha atenção. Talvez porque já folheei alguns e acabo por os achar muito repetitivos e maçudos, não me acrescentando nada.
Mas desta vez resolvi dar uma oportunidade a "Quem Mexeu no Meu Queijo". Já tinha ouvido falar e talvez por ser um livro com menos de 100 páginas e um título peculiar, senti curiosidade e acabei por lê-lo em dois serões.
Foi escrito por Spencer Johnson (1938-2017) nascido nos E.U.A. e formado em psicologia pela universidade da Califórnia. Ao todo, já foram vendidos cerca de 50 milhões de exemplares dos seus livros que continuam a ser uma referência no género.

O Livro
No original Who Moved My Cheese? foi lançado em 1998 e tornou-se rapidamente um best sellers. Nele, um grupo de amigos encontra-se ao fim de uns anos e um deles começa por contar uma parábola onde dois ratinhos e dois homens que se alimentam de queijo num labirinto resolvem tomar atitudes diferentes no dia em que o queijo acaba e cada um deles tem que encontrar uma solução que atenda as suas necessidades. Cada personagem vai encarar o problema de uma determinada maneira, uns resignam-se, outros reinventam-se na busca por novos queijos. Claro que esta metáfora servirá ao grupo de amigos para falar sobre si, refletindo sobre as suas vidas e espectativas quer do ponto de vista profissional, quer pessoal. 


A Minha Opinião
Gostei de ler este pequeno livro que nos leva a pensar sobre a forma como encaramos os desafios e superamos os obstáculos que se apresentam ao longo da vida. Claro que nem tudo é assim tão linear, mas penso que constitui um ótimo exercício de leitura e reflexão.


14 comentários:

  1. Que ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas me parece ser mais uma boa opção para se conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  2. Gracias por la reseña lo tendré en cuenta. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  3. Um clássico! Gostei bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  4. Este livro, de fato, fez muito sucesso! A minha filha mais velha - que era uma criança, na época do lançamento -, gostou tanto dele que uns anos mais tarde o deu de presente para amigas.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro tem servido de ferramenta inclusive, para múltiplos encontros motivacionais.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tenho esse livro, foi-me dado por uma patroa de uma empresa que trabalhava na altura. Deu esse livro, a todos os funcionários. O livro é de facto fantástico,...
    Votos de um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  6. Eu vi o filme mas ainda não li o livro
    Beijinhos

    ResponderEliminar