9 de abril de 2022

Os taleigos estão na moda

São sacolas para colocar o pão e no Alentejo chamavam-se taleigos ou talegos, nome que acabou por se estender a mais regiões. Antigamente, nos tempos em que a escassez de recursos obrigava as pessoas a reaproveitar tudo, faziam-se de partes da roupa que já não desse para remendar.  Aproveitavam-se alguns pedaços de tecido que se costuravam e assim se obtinham sacolas para conservar o pão ou transporte de qualquer alimento seco. Na verdade serviam para tudo.
Ficaram esquecidos durante muitas décadas, na altura em que o plástico começou a invadir o quotidiano mas com a emergência de uma nova consciência ambiental começou-se a repensar o uso excessivo dos plásticos.

E ei-los de volta
 
Agora já não são feitos a partir de roupas velhas, podemos utilizar as sobras de outros projetos de costura assim como podemos cortar tecido propositadamente para criar efeitos diversos. De qualquer forma, evitam-se desperdícios na utilização do plástico descartável e tornou-se uma maneira bem gira de guardar o pão.


Apeteceu-me fazer estas sacolas de retalhos, os famosos taleigos: os primeiros ficaram cá em casa, outros ofereci. E quero continuar com outros padrões, mantendo sempre o aspeto do taleigo tradicional, embora eu goste de os forrar por dentro com tecido branco de algodão.





Já tinha feito sacolas com este formato, mas não utilizando a técnica do retalho, estes ficaram muito engraçados e não quero parar. Gostam dos meus taleigos?

55 comentários:

  1. Dearest Christina,
    You created some very lovely 'taleigos' and I love the cording!
    Did a post about them: https://mariettesbacktobasics.blogspot.com/2011/06/my-french-bistro-baguette-bags.html
    Lets hope that people start thinking more about 'going green' instead of using plastic and other disposables!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I just read it now. Yes, this fabric bag is very beautiful. They are a trend that not only recovers old habits, but also avoids single-use plastics.
      xoxo

      Eliminar
  2. Adoring! Great way to use those quilting scraps!

    ResponderEliminar
  3. Such pretty colors! You are so talented! Thanks for the inspiration ❤️

    ResponderEliminar
  4. Estes trabalhos fazem-me recuar à Infância, às costuras da minha Mãe! :)

    --
    Preciso de sair desta solidão que dói

    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, antigamente faziam-se para evitar desperdícios, ainda bem que voltaram.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu sou apaixonada por todo trabalho feito com retalhos, acho lindo, artesanal, delicado e eu admiro demais. Eu amo esse tipo de trabalho, conhecia as sacola mas não sabia que esse nome era usado para sacolas de pão. Achei lindas, e parabéns pelo trabalho incrível que acabou de compartilhar aqui. Me inspirou em voltar a fazer algumas peças.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente! Eu já tinha feito sacolas mas não assim. Eram apenas com um ou dois tecidos, até já fiz em feltro. Mas estas são propositadamente feitas com muitos retalhos coloridos. Eu gosto muito de fazer trabalhos em patchwork e estes saquinhos são um bocado nessa linha, só que tem uma tradição por trás, evitava o desperdício numa época onde os recursos não eram muitos.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que trabalhos mais bonitos, não há mesmo como não gostar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe costurava esses talegos na minha infância
    .
    Um domingo feliz … Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso como voltaram a ser usados. Também me lembro da minha avó ter assim uns saquinhos.
      Bom domingo

      Eliminar
  8. Molto belle e colorate e accostamenti perfetti. Buona continuazione di domenica.
    sinforosa

    ResponderEliminar
  9. Que lindas sacolas, amei a combinação dos retalhos, que as tornaram ainda mais graciosas!

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de ver assim. Tentei juntar padrões que combinassem entre si.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Gosto muito dos saquinhos, sobretudo do segundo! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. cá em casa os gostos dividem-se. Eu gosto de todos.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. These are lovely 'taleigos'. You are really talented and i love the patterns and colors.

    Annie,
    Annies Food Diary

    ResponderEliminar
  12. Eu adorei!
    Na minha infância ainda cheguei ver algumas senhoras mais velhas com estes sacos de pão. Há muito tempo que também quero fazer, mas ainda não chegou a vez destes projectos. Os seus estão muito bonitos e acho que deve continuar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vou continuar que isto torna-se um vício bom eheh.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Adorei os seus talegos, como se dizia na minha aldeia!
    É um tipo de saco que sempre apreciei e utilizo para guardar o pão.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero fazer mais, já tenho pessoas interessadas em ter um também.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Amei a sua arte com os taleigos, achei muito bonito. Seu trabalho é incrível. Sobre a vila de Belmonte, aqui na Bahia temos uma cidade pequena que se chama Belmonte também, e onde moro foi é o lugar da descoberta do Brasil, nós temos histórias de nossos países que parecem incomum, amei ler esse post riquíssimo, em fim, seu conteúdo é extraordinário. Grande abraço querida.

      www.mulhernovaera.com.br

      Eliminar
    3. Que curioso! Acredita que se sente mesmo o Brasil ali naquele lugar?
      Obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  14. Gostei muito dos seus talegos. Coloridos, delicados, leves e ótimos substitutos para o plástico. Já dei vontade de levar uns pãezinhos em um talego.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os primeiros que fiz ficaram em casa e já estão a uso.
      Beijo

      Eliminar
  15. Chris, ficou linda a composição dos tecidos, a gente sempre procura aproveitar o máximo os itens que temos. Eu fiz um trabalho com retalhos, uma capinha de caderneta de vacinação. Recebi uma encomenda e não tinha tecido em tom azul. Me lembrei dos retalhos. Me salvou!!
    Seus trabalhos são lindos, obrigada por mais uma postagem tão inspiradora.
    Feliz Páscoa!

    bjssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Estou tão entusiasmada que depois disso quase terminei os meus retalhos. Acho que vou meter a tesoura mesmo nos outros tecidos, eheh.
      Boa Páscoa.

      Eliminar
    2. Hahahaha, vai fundo !!! kkkkkkk um grande abraço Chris ! Luz e paz! bjssss

      Eliminar
  16. A minha mãe sabe fazer algo parecido. Fica lindo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  17. Que bonitos! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  18. passando para desjar uma linda e feliz pascoa bj saude

    ResponderEliminar
  19. Que lindos, gostei muito! Eu sempre saio com uma sacolinha de tecido na bolsa, assim não preciso usar as famigeradas sacolas plásticas, caso decida comprar algo na rua. Os seus taleigos ficaram super bonitos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Camila. Antigamente usavam-se porque não havia outra coisa, agora cabe-nos deixar de usar os plásticos e voltar ao tradicional, pelo menos no que for possível.
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Gosto especialmente da 1ª fotografia. Acho que me vou aventurar a fazer.

    ResponderEliminar