14 de junho de 2021

Médicos Fantoches - review

Confesso que sou fã dos livros de Robin Cook. Já li uns quantos e a review que trago hoje é de um livro que acabei de ler e que foca um problema muito importante nos tempos modernos. O interesse económico das farmacêuticas por detrás de toda a evolução da medicina e a competição comercial num sector que movimenta anualmente muito dinheiro.

O escritor

Robin Cook nasceu em Nova York em 1940, formou-se em medicina pela Universidade Columbia e obteve o doutoramento em Harvard mas o seu gosto pela escrita fez com que se dedicasse inteiramente a um género literário do qual acabou por ser percussor. Os seus thrillers médicos ganharam fama mundial uma vez que, para além do envolvimento emocional com o leitor, têm descrições bastantes fidedignas e contextualizadas, utilizando o universo clinico para criar suspense e prender-nos até à última página.

Médicos Fantoches

O livro

Médicos Fantoches foi lançado em 1985 e no Brasil recebeu o nome de Servidão Mental. Nele vamos conhecer Adam Schonberg um jovem estudante de medicina que após saber que vai ser pai, opta por abandonar temporariamente os estudos para conseguir garantir o sustento da família, uma vez que Jennifer é bailarina e terá que parar de trabalhar. Para isso, tenta um emprego como delegado comercial na Arolen, uma gigante farmacêutica, mas logo começa a estranhar determinados procedimentos. Por outro lado, Jennifer é assistida na Clínica Julian e Adam suspeita de terríveis ligações entre a clínica e a farmacêutica. É aí que o leitor irá acompanhar o protagonista na busca pela verdade, que o farão passar por uma série de situações onde a própria existência será colocada em risco.

A minha opinião

Trata-se de uma boa história, do género a que Robin Cook já nos habituou.  Tem paixão, tem intriga e mistério mas o mais importante, tem também uma reflexão sobre a evolução da medicina e mais concretamente, sobre o papel das farmacêuticas num sector muito competitivo onde o fator ético nunca poderá ser ignorado.

Claro que depois disto tudo só posso aconselhar a leitura desta obra ou até mesmo de um outro livro do mesmo autor. Para quem gosta do género, com certeza vai ficar satisfeito. 

Agora digam-me: já leram algum livro de Robin Cook, ou ficaram com vontade de conhecer?

47 comentários:

  1. Nunca li nada, mas acho muito interessante e curioso! :)
    *
    Neste mundo aonde me permito vaguear
    *
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  2. Oie,
    Meu gênero favorito é suspense e eu amei conhecer esse livro, até porquê, ainda não li nada desse autor.
    Quando possível vou conferir a leitura desse livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gosta do género, tenho a certeza que vai gostar de ler Robin Cook.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Acho que nunca ouvi falar desse livro, mas parece que tem mesmo uma história bem bonita para se conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o escritor do momento, já foi... mas vale bem uma leitura e ser redescoberto por novos leitores.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Amazing review!
    Thanks for sharing 😍😍
    Regards:)

    ResponderEliminar
  5. Gracias por la reseña se ve un libro muy interesante. Lo tendré en cuenta.Te mando un beso

    ResponderEliminar
  6. Dearest Christina,
    No, I have never read this book or any other by this writer.
    Sounds like a real valuable and thought provoking book!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
  7. I don't know this one. Seems good :-D

    ResponderEliminar
  8. Nunca li essa obra, fiquei curiosa em saber mais.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  9. Que bom que você passou o título no Brasil. Fiquei com vontade de ler. Vou procurar o livro aqui.
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho-me lembrado de colocar o nome da edição brasileira porque, como tenho muitos seguidores do Brasil, assim facilita se se sentirem animados para ler.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Boa tarde dica maravilhosa. Mais aqui no Brasil infelizmente tem médicos sendo fantoche do governo federal.

    ResponderEliminar
  11. Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  12. Parece ser um ótimo livro. Ainda não o conhecia, nem o autor.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O autor escreve sempre livros muitos bons com esta temática dos meandros da medicina.
      Abraço

      Eliminar
  13. Very new book with very interesting subject. Thanks for the book review.

    ResponderEliminar
  14. Amazing review!
    Thanks for sharing 😍😍
    Regards:)

    ResponderEliminar
  15. Trata-se de uma boa história.
    Obrigado por compartilhar.

    saudações da indonésia.
    Eu sigo seu blog

    ResponderEliminar
  16. Parece-me bem interessante! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  17. Fui saber mais sobre este autor, ele escreveu vários livros!
    Não li nenhum deles mas acho que iria gostar!
    Obrigada pela dica!

    (●'◡'●)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Eu já li vários deste autor e quero ainda fazer a coleção de todos os livros dele.
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Eu nunca li nenhum livro desse escritor mas pelo que você resenhou com tanta propriedade eu penso que iria gostar de ler esse livro
    Uma feliz semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiver oportunidade experimente um livro do autor, vai gostar.
      Beijinhos

      Eliminar
  19. This book sounds interesting!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderEliminar
  20. Não conhecia :) obrigada pela partilha
    Beijinhos

    https://www.dreamsofaprincess.pt

    ResponderEliminar
  21. Amei a resenha. Nunca li nada do autor e achei a sinopse bem diferente.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar