14 de fevereiro de 2021

Para ouvir hoje e sempre

Uma parte do mundo celebra a 14 de Fevereiro o dia de São Valentim. E por isso mesmo lembrei-me de deixar aqui uma lista de 10 músicas que, por um motivo ou por outro, considero verdadeiras canções de amor. Talvez não sejam as mais tradicionais, nem as mais expectáveis, mas são músicas de que eu gosto muito e que expressam o amor nas suas mais variáveis formas.

Então aqui vão, sem qualquer ordem em especial:


I Want to Know What Love Is - Foreigner

Os anos 80 deixaram-nos belas músicas. 1984 viu ser editada uma das mais tocadas de todas as épocas.


Field of Gold - Sting

Lançada pela primeira vem em 1993 por Sting, aparece mais tarde em outros álbuns e compilações. Uma das mais belas músicas do cantor.


Time After Time - Cindy Lauper

Lançada em 1983 e escrita pela cantora em parceria com Rob Hyman é decididamente uma das mais belas canções que se escreveram ao longo dos tempos.

"If you're lost you can look and you will find me
Time after time
If you fall, I will catch you, I'll be waiting
Time after time"


Por Quem Não Esqueci - Sétima Legião

Em 1989 o grupo lançava uma das suas músicas mais emblemáticas. Entretanto foram gravadas outras versões, permitindo sempre uma nova interpretação desta música espectacular.


She's in Love With You - Suzy Quatro

Em 1979 e já depois de uma longa carreira, a maior roqueira de todos os tempos (minha opinião, claro) lança esta música que nunca deverá ser esquecida.



Ne Me Quitte Pas - Jacques Brell

Corria o ano de 1961 quando surge uma das mais belas músicas da Chanson Française. Não que eu estivesse cá ainda, mas reconheço que é um pedaço de arte que tem que ser lembrada.


She - Charles Aznavour

Provavelmente a versão mais conhecida é a de Elvis Costello, mas Aznavour gravou esta música muito tempo antes, logo a seguir a ter lançado em 1974 a versão original que se intitulava Tous Les Visages de l'Amour.



Eu Sei Que Vou Te Amar - Tom Jobim e Gal Costa

Em 1958 Vinicius de Morais e Tom Jobim compunham uma das maiores canções do panorama  musical brasileiro. Aqui com Gal Costa, que interpreta este tema de forma magistral.



I Can't Stop Loving You - Ray Charles

Estava-se em 1962 e Ray Charles lançava esta música, uma das muitas que celebrizaram este extraordinário músico. Inesquecível!


The Story - Brandi Carlile

Phil Hanseroth escreveu e B. Carlile deu voz. Foi em 2007 mas parece que foi ontem que esta norte americana cheia de power nos surpreendeu.


E assim termino esta pequena lista de músicas de que gosto especialmente. Muitas outras ficam de fora, mas não queria tornar esta lista demasiado longa. 

Algumas destas é do vosso agrado? Ou existe alguma que gostariam de partilhar? Deixem a vossa opinião na caixa de comentários.


62 comentários:

  1. Músicas excelentes...Ótima lista!Saudações!

    ResponderEliminar
  2. Such a great Valentines day playlist! I love Cyndi Lauper!

    ResponderEliminar
  3. Belíssima lista. Tom Jobim deixou muita saudades. Buscarei todas as musicas para apreciar. Obrigada por compartilhar. Bj

    ResponderEliminar
  4. Lindas canciones amo a Sting. Te mando un beso

    ResponderEliminar
  5. Gosto de todas! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. São músicas muito bonitas :-)
    Boa semana

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Unas canciones muy bien escogidas. Gracias

    ResponderEliminar
  8. Me ne quite pas
    Do Belga Brel fica o meu favorito
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jacques Brel era um fenómeno. Em França consideravam-no um deles.
      Abraços

      Eliminar
  9. Muito obrigada. Estive a ouvir parte das musicas todas. Lindas... Intemporais, para mim :))
    -
    Vagueiam sonhos da minha ilusão
    -
    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  10. Good list of songs. I love Suzi Quatro and saw her live in the 90s. Very good show :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Would love to see her show. And I know she's going to tour Europe this year.

      Eliminar
  11. Lista linda e apaixonante. "The story" só me lembra a série "Greys anatomy"!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, por acaso, nunca associei muito à serie, até porque não a vejo regularmente.
      Abraço

      Eliminar
  12. Amei ouvir todas as músicas mas...Gal Costa é a minha preferida. É uma canção emocionante.
    .
    Saudação poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  13. Maravilhosa seleção. Adorei o blog, que já estou a seguir.

    Convido-a a visitar e a seguir também o meu cantinho https://primeirolimao.blogspot.com/

    Boa semana!
    Vanessa Casais

    ResponderEliminar
  14. Ótima lista de músicas e agradável de ouvir.
    Eu amo a música do Sting.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Bela seleção musical. Não conhecia o grupo Sétima Legião. Sempre me impressiono com o fato de aqui no Brasil conhecermos pouco da música portuguesa, como se música portuguesa fosse só Fado.
    Gostei de ouvir "Por Quem Não Esqueci".
    No último Rock in Rio teve uma banda brasileira que trouxe uma cantora pop portuguesa como convidada. Foi bom ver essa colaboração.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chris. Penso que se refere a Blaya, que é uma cantora de musica funk. Mas Portugal tem musica de muito boa qualidade, cada vez mais, e penso que o Brasil gostaria de ouvir se fosse dado a conhecer o que de melhor se faz por cá. Neste momento penso que António Zambujo seja o que tem maior afinidade com o Brasil, viaja muito para aí. Da minha parte conheço razoavelmente bem a boa música brasileira: dos mais antigos toda a MPB e mais recentemente Maria Gadu, Adriana Calcanhotto, Vanessa da Mata, Marisa Monte, etc... penso que dá para ver qual a minha onda :)

      Beijinhos

      Eliminar
  16. Olá, Cristina!

    Seleção de respeito! É só boa música! Extraordinários interpretes!
    Conheço todas.
    Logicamente, é impossível colocar aqui todas. Eu acrescentaria Righteous Brothers - "Unchained Melody".

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
  17. Ouvi muito essa música da Cindy Lauper e do Foreigner, inclusive foram trilhas sonoras de novelas no Brasil.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  18. Great list for a special day 🙏 👏 Thank you ☺️

    ResponderEliminar
  19. Gostei da playlist. Principalmente Tom Jobim, orgulho pra mùsica brasileira :)

    ResponderEliminar