27 de outubro de 2020

Como Água Para Chocolate

Foi o primeiro romance escrito por Laura Esquível, lançado em 1989. Como Água Para Chocolate recebeu diversos prémios internacionais e tonou-se num êxito absoluto, tanto que foi adaptado ao cinema em 1992 sob a direcção do mexicano Alfonso Arau.

A história gira em torno de Tita e do seu amor por Pedro que, embora correspondido, não se poderá concretizar por causa das tradições familiares vigentes (e neste ponto a história acontece numa época imediatamente anterior à Revolução Mexicana - inícios do sec. XX), mas a originalidade da escrita está justamente na forma como isto tudo é contado, seja com receitas culinárias à mistura, seja com o ambiente da cozinha da casa, onde grande parte da narrativa se desenrola.

Posso dizer que este livro me surpreendeu pela positiva. Li-o rapidamente em três noites consecutivas e mesmo com elementos fantasiosos pelo meio, ou até por causa disso, a veracidade das personagens está mesmo ali, num México rural e distante onde as normas sociais se sobrepõem muitas vezes ao real desejo do indivíduo. A autora acaba por fazer uma análise emocional das mulheres num contexto sociocultural opressivo onde não raras vezes as emoções passam para primeiro plano através exactamente das refeições partilhadas.

Creio que muitos de vocês já ouviram falar deste título, alguém já leu ou ficou com curiosidade?



28 comentários:

  1. Thank you very much for the interesting review! I want to read this book)))

    ResponderEliminar
  2. Amei a dica, ainda não li esse livro, mas tenho quase certeza que ele está no meu kindle para ser lido. Fiquei bem curiosa pela história
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A leitura deste libro é mesmo uma delicia, e nem é por falar de comida.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Boa tarde. Dica maravilhosa e sensacional.

    ResponderEliminar
  4. Sounds like a great romantic read. Especially, if the revolution is involved. Like Water for Chocolate???? Isn't it even a musical, too? Awesome review!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. It is not a musical. I haven't seen the movie yet but they say it's very good and won distinctions.

      Eliminar
  5. Sounds like a great winter read to even revisit! Such a classic! Thanks for the review!

    ResponderEliminar
  6. Não li o livro mas vi o filme que é maravilhoso.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  7. Oiee! Eu amo livros e adorei a dica.Não conhecia esse, mas amei a dica. Já anotei e vou passar essa postagem para uma amiga que sei que vai amar também.
    Gostaria muito de saber sua opinião sobre uma postagem nova que eu fiz lá no blog!
    Beijos,
    Paloma Viricio❤️

    ResponderEliminar
  8. nao conheço mas parece ser uma boa escolha bjs

    ResponderEliminar
  9. Não li e fiquei com curiosidade depois da sua descrição.
    Obrigada.

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  10. pessoalmente não conhecia, :D
    beijinho

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que muitos não conhecem mas assim também é uma maneira de despertar o interesse por livros que li e que recomendo.

      Eliminar
  11. Olá!
    Como você está? Espero que esteja bem.
    Acabei de conhecer o seu cantinho e já estou seguindo.
    Eu ainda não conhecia o título, mas fiquei curiosa com os elementos que você contou, acho que vou dar uma chance.
    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, também gostei muito do seu blog e tornei-me seguidora.

      Bjs

      Eliminar
  12. Eu não li ainda, mas já assisti ao filme mais de uma vez. Lindo. Emocionante.
    Fiquei com vontade de ler o livro e rever o filme.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  13. Já li há tantos anos que nem me lembro da história! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar