Talvez este título vos seja familiar e até tivessem visto o filme. Eu não cheguei a vê-lo (ainda) mas recentemente li o livro e hoje trago uma breve review.
Da autoria de Antonio Skármeta, foi editado em 1985 e remete-nos para o Chile do inicio da década de 70 do século passado, nas vésperas do golpe de estado que depôs Salvador Allende e iniciou um período de regime militar no país. Mas não é sobre isto que o livro nos fala.
O livro incide sobre a relação de amizade entre o jovem carteiro Mario Jiménez com o poeta Pablo Neruda, a única pessoa a quem ele tem de entregar correspondência. Das visitas regulares à sua residência estabelece-se uma relação de cumplicidade onde o jovem acaba por aprender com o poeta, colhendo ainda ensinamentos para conquistar a bela Beatriz Gonzalez.
Este livro foi adaptado ao cinema em 1994. Sob direcção de Michael Radford, tendo nos principais papéis Massimo Trosi, Philippe Noiret e Linda Moretti, foi muito bem recebido pela critica.
O que achei do livro
Com uma linguagem simples e direta, entre sensível e despojada, dá-nos espaço de manobra para construir as personagens, a singularidade das pessoas da aldeia que vivem essencialmente da pesca mas também nos permite recordar o mar com os seus sons e cheiros peculiares. Para além de tudo isto, ficou a vontade de conhecer um pouco a história do Chile, principalmente nos conturbados anos 70.
É um livro que gostei imenso e que recomendo.
Thanks for your review 😊
ResponderEliminarIt was my pleasure :)
ResponderEliminarOs livros fazem - nos muita companhia.
ResponderEliminarDivirto - me muito a lê - los.
Desejo - lhe boas leituras.
E uma noite iluminada.
Megy Maia🌈
Verdade Megy, e estou mesmo a precisar de renovar o meu stock…
ResponderEliminarBeijinhos
Olá :)
ResponderEliminarAinda não li este livro nem vi o filme, mas gostei muito do que escreveste sobre este título!
Vou pesquisar para ver se o leio!
Um beijinho!
http://tudosoblinhas.blogspot.com
Obrigada Ana Catarina.
ResponderEliminarBeijinhos