27 de abril de 2020

O Carteiro de Pablo Neruda

Talvez este título vos seja familiar e até tivessem visto o filme. Eu não cheguei a vê-lo (ainda) mas recentemente li o livro e hoje trago uma breve review. 

Da autoria de Antonio Skármeta, foi editado em 1985 e remete-nos para o Chile do inicio da década de 70 do século passado, nas vésperas do golpe de estado  que depôs Salvador Allende e iniciou um período de regime militar no país. Mas não é sobre isto que o livro nos fala.



O livro incide sobre a relação de amizade entre o jovem carteiro Mario Jiménez com o poeta Pablo Neruda, a única pessoa a quem ele tem de entregar correspondência. Das visitas regulares à sua residência estabelece-se uma relação de cumplicidade onde o jovem acaba por aprender com o poeta, colhendo ainda ensinamentos para conquistar a bela Beatriz Gonzalez. 

Este livro foi adaptado ao cinema em 1994. Sob direcção de Michael Radford, tendo nos principais papéis Massimo Trosi, Philippe Noiret e Linda Moretti, foi muito bem recebido pela critica.

O que achei do livro

Com uma linguagem simples e direta, entre sensível e despojada, dá-nos espaço de manobra para construir as personagens, a singularidade das pessoas da aldeia que vivem essencialmente da pesca mas também nos permite recordar o mar com os seus sons e cheiros peculiares. Para além de tudo isto, ficou a vontade de conhecer um pouco a história do Chile, principalmente nos conturbados anos 70.

É um livro que gostei imenso e que recomendo.


6 comentários:

  1. Os livros fazem - nos muita companhia.
    Divirto - me muito a lê - los.
    Desejo - lhe boas leituras.
    E uma noite iluminada.
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
  2. Verdade Megy, e estou mesmo a precisar de renovar o meu stock…
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    Ainda não li este livro nem vi o filme, mas gostei muito do que escreveste sobre este título!
    Vou pesquisar para ver se o leio!
    Um beijinho!


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar