28 de fevereiro de 2020

Serra da Estrela

A Serra da Estrela é um daqueles locais que penso ser do agrado da maioria das pessoas. Pela natureza, pela neve que no nosso país pouco abunda, aquele silêncio e aquela vastidão não deixa ninguém indiferente. É sabido que tem nevado pouco, mas ainda assim é sempre um lugar maravilhoso onde anseio voltar.
Este ano já nevou na serra mas seguiram-se dias com temperaturas amenas, o que fez com que esta não resistisse muito tempo. Ainda assim rumámos para o ponto mais alto de Portugal continental e valeu bem a pena, já que a paisagem é sempre maravilhosa e atrevo-me até a dizer que sem neve conseguem-se observar outros pormenores, de outra maneira.

A Torre


De manhã bem cedo o Lago do Viriato parecia um cenário de filme. Um ambiente impressionante, uma névoa que teimava em não desaparecer e uns vestigios do último nevão que derretiam vagarosamente.




E um dos sítios mais belos da Serra da Estrela está um pouco mais abaixo. O Covão d'Ametade formou-se numa era glaciar e é sem dúvida um lugar ímpar. Daqui se pode observar a nascente do rio Zêzere, e as águas que percorrem o local estavam nesse dia absolutamente tranquilas, tão cristalinas que se via o fundo e em simultâneo refletiam tudo à superfície. Não me alongo mais na discrição, porque penso que as fotografias traduzem melhor uma realidade que não consigo explicar por palavras.


Algures ali nasce o rio Zêzere




A Serra da Estrela tem tanto, mas tanto para ver, que precisaria de muito mais tempo para visitar pelo menos os sítios de que tenho saudades. Ainda assim deixo algumas fotografias desse lugar tão inspirador. Digam-me: costumam visitar a Serra da Estrela? Mesmo sem neve, o que acham? É ou não é um sitio de muita paz e introspeção?

8 comentários:

  1. Todas as fotografias estão lindas, mas a última está extraordinária!!!
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda não conseguimos lá ir juntos, mas temos uma enorme vontade de lá ir. E agora ainda por cima está com neve... Temos mesmo que pensar nisso!

    ResponderEliminar
  3. Esta visita já foi há 15 dias, mas este fim de semana nevou. Deve estar lindo. Ainda assim, mesmo sem neve, há tanto para ver, A Serra é mesmo incrível. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Alô! Sempre que fui à serra da estrela nunca apanhei neve 😞 mas mesmo sem neve existe a natureza para apreciar. As fotos estão lindas. Beijinho

    ResponderEliminar
  5. A Serra da Estrela é um dos "meus sítios" Gosto em qualquer altura, já apanhei neve e nevoeiro que acabava por não ver nada, já estive lá em cima mesmo a nevar ou até no verão. Tem encantos diferentes conforme as ocasiões. Desta vez deu para fazer imensas fotos que com neve não daria. É sempre diferente. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O reflexo deste lindo fotografar emociona de tamanha beleza.
    Um beijinho esvoaçante.🐦
    Megy maia

    ResponderEliminar
  7. Muito grata Megy. O seu comentário deixa-me muito feliz. Beijinhos

    ResponderEliminar