15 de novembro de 2019

Guadiana

O rio Guadiana nasce em Espanha, na provincia de  Castilla - La Mancha e entra em Portugal pelo distrito de Portalegre, no Alentejo, indo desaguar em pleno oceano Atlântico onde faz  fronteira entre Portugal e Espanha.
O seu longo percurso de cerca de 742 km torna-o no 4º maior rio da Península Ibérica, sendo que  260 km se encontram em território nacional.

Hoje trago-vos imagens de alguns pontos do rio a partir do Parque Natural do Vale do Guadiana até à foz, em Vila Real de Santo António.

Começamos pelo Parque Natural onde as águas são límpidas e calmas. De difícil acesso, é proibido pescar e, tratando-se de uma área protegida, todo o cuidado é pouco no sentido de preservar as espécies e o ambiente envolto.






Alguns quilómetros mais abaixo, nasceu Mértola nas suas margens, numa zona navegável onde já existiu um importante porto fluvial.



Há até uma área com apoio de mesas e cestos, onde as famílias se deslocam nos meses de calor.




Próxima paragem: Alcoutim. Com águas navegáveis, é uma zona onde o rio faz fronteira, daí termos Espanha do lado de lá.


 
Continuando sempre pela margem do rio, vamos passar por uma povoação ribeirinha que dá pelo nome de Laranjeiras. Tem um bar ali mesmo, um pequeno cais fluvial e um movimento considerável de embarcações.

Freguesia de Alcoutim

Um pouco mais à frente, outra pequena povoação com bastante movimento, pelo menos no verão. Chama-se Guerreiros do Rio e conta igualmente com um cais e um barzinho muito agradável à beira rio.

Freguesia de Alcoutim

Uns quilómetros mais para sul, perto da foz, temos do lado português Vila Real de Santo António e do lado espanhol Ayamonte. O Guadiana lança-se no Atlântico no Golfo de Cádiz numa zona muito frequentada no verão e onde as águas são quentes e permitem longos banhos.
  


Espero que tenham gostado desta seleção de imagens que escolhi para o post de hoje. Um rio muito bonito, que importa preservar e respeitar, que atravessa paisagens tão importantes como a meseta sul em Espanha e a planície alentejana em Portugal. Hoje trouxe só um pouco dos últimos quilómetros percorridos até chegar ao mar, mas penso que dá para ter uma ideia da sua beleza e importância para o eco sistema e preservação das espécies. Porque é urgente nos dias de hoje consciencializar para a importância da natureza em conjunto com a existência humana, pois todos sabemos que não há planeta B.

4 comentários:

  1. Que esse lugar é bem bonito para conhecer,
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Adorei as fotos e tem paisagens lindas.

    Beijinhos
    Os Piruças

    ResponderEliminar
  3. Olá Piruças. Obrigada pelo comentário. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sofia, o Guadiana é um rio cheio de locais encantadores. Beijinhos

    ResponderEliminar