14 de outubro de 2019

Plum Garden Autumn

Ainda era Verão quando foi lançado mais um projecto Tilda, desta vez o do Outono, o Plum Garden Autumn . Ciclicamente são lançados novos projectos e se antes tínhamos que comprar os livros para ter os moldes, agora os mesmos são disponibilizados no site. Desta vez, para além de outros, existe o projecto da boneca anjo. Tudo isto pode parecer estar agora muito à mão, mas não é tão simples assim. As bonecas Tilda têm um certo grau de dificuldade e só após alguns anos nisto das costuras, um dia consegui ganhar coragem para fazer.
 
Boneca de pano
 
A exigência é sempre a mesma: antes de começar, escolher e coordenar os tecidos e padrões com vista a que tudo fique harmonioso. Tenho imensos tecidos, como devem calcular, e perco horas a escolher. Tem o seu quê de angustiante, pois se por um lado tenho várias opções, por outro há sempre uma cor que falta, ou que vimos na loja e afinal não trouxemos, ou que junta padrões que não ficarão bem no final... Esquisitices minhas que acho que conseguem perceber.

 
Escolhidos os tecidos, há que deitar mãos à obra: Pegar no molde, riscar no tecido e lançar-me numa boneca  com pormenores que desafiam a paciência e habilidade. Curvas e contracurvas na máquina de costura, braços e pernas fininhas e longas para desvirar e encher... costurar à mão todos os elementos e terminar colocando o cabelo, desenhando os olhos e dando cor às bochechas.
 
 
Não se faz de uma vez só. Leva dias, tem que haver disponibilidade e às vezes até é feita entre outros projectos, principalmente no caso de ser a primeira e precisar de uma redobrada atenção.
 
Mas, mais do que tudo isto, uma coisa é essencial: amor. Sem ele não conseguiria. Para além da disciplina no fazer, também a dedicação e afeição são coisas que eu exijo pois sem elas nada disto seria possível.
 
Porque depois de cada uma terminada, olho e sinto aquele orgulho bom, aquela paz do trabalho finalizado e aquela alegria de concluir algo que, espero, viva muitos e muitos anos nas mãos de alguém.
 
 

boneca de pano
 
E assim termino hoje, num post um pouco mais introspectivo. Em jeito de balanço, que às vezes dá-me para estas coisas.

2 comentários:

  1. Está tão linda, eu também já fiz duas bonecas destas tipo tildas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/2019/10/glow-on-base-shimmer-glam-base-etude.html

    ResponderEliminar
  2. Serio? São um vicio tão bom, não são? Beijinhos

    ResponderEliminar