23 de setembro de 2019

Postais de Mértola

Quem acompanha o blog sabe do meu carinho por Mértola. Tenho um gosto especial pela região e concretamente por esta vila situada em pleno  Parque Natural do Vale do Guadiana que é sede de concelho e pertence ao distrito de Beja, e hoje gostaria de falar um pouco da sua história e de mostrar algumas das imagens que compõem a vivência desta localidade.
 
Situada na margem direita do Guadiana, toda esta área já se encontrava habitada na época do Neolítico, mas foram os Fenícios que fizeram ali um importante porto fluvial. Com a invasão romana na Península Ibérica, o número de habitantes terá aumentado e mais tarde os Visigodos tomariam o seu lugar, ao que se seguiu a presença dos muçulmanos através de ocupação territorial. Em 1238, D. Sancho II reconquistaria Mértola e toda a região, alargando assim o território português.
 
A vila acabaria por se desenvolver à volta do castelo, sendo esta imagem uma das mais características quando se pensa em Mértola.

Mértola

A Torre do Relógio é também um ícone. Pensa-se que serviria para vigilância e fornecimento de água e a sua construção situa-se algures nos finais do sec. XVI.

Mértola

Pelo facto do rio ser facilmente navegável, desde sempre esta zona foi alvo de conquistas. Do Mediterrâneo navegava-se pelo sul da Península e entrava-se em território Ibérico pelo rio. Daí as trocas comerciais terem sido tão prósperas em séculos passados.

Mértola

Uma imagem do casario tipicamente alentejano situado dentro das muralhas, com vista privilegiada para o rio.

Mértola

Impossível atravessar a vila raiana e não reparar no edifício do Cine-Teatro Marques Duque . Está situado numa das ruas mais movimentadas e tem uma história única que vale a pena conhecer.

Mértola

E que dizer dos Gelados Nicolau? Ninguém resiste.

Mértola
 
O Sr. Amândio Correia, que muitos tratam por Nicolau, recebeu do pai os conhecimentos sobre o famoso gelado que é até marca registada. O Sr. Nicolau, ia buscar o gelo a Vila Real de Santo António, numa época em que ainda nem havia electricidade em Mértola. E passou o segredo ao filho, que vende gelados desde jovem nas ruas da vila e em todas as festas da região. Pode-se dizer que é uma figura pública, embora a sua humildade não o deixe transparecer.

Mértola

E nem a propósito do nome dos gelados, coloco uma fotografia que poderia lembrar a Lapónia com um pormenor de um monumento.

Mértola

Ao longe a ponte iluminada sobre o rio Guadiana, mais um símbolo deste zona por onde se pode atravessar se quisermos chegar ao centro da área protegida.
 
Espero que tenham gostado desta voltinha por uma vila tão rica de tradições e memórias. Já tiveram oportunidade de conhecer a região?

Coordenadas:  Latitude: 37.6389, Longitude: -7.66216
                                       37° 38′ 20″ Norte, 7° 39′ 44″ Oeste
                          
 
Até breve, Mértola.



2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a história sobre a lindíssima terra de Mértola.
    Já ouvira falar de Mértola e nunca pensei que fosse uma terra tão interessante com monumentos lindos.

    Beijinhos
    Os Piruças

    ResponderEliminar
  2. Olá. Se puderem, não deixem de visitar. É uma vila maravilhosa integrada numa região muito bonita. Tenho feito alguns post pois é uma zona que conheço bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar