5 de setembro de 2019

Por terras de Alcoutim

Andei mais a sul e trago imagens para partilhar de uma localidade que não será tão conhecida como outras vilas do Algarve. Embora já se esteja em território Algarvio, quando chegamos a Alcoutim vindos no sentido norte/sul o que se sente é que chegámos a uma vila pacata escondida entre o rio e a serra e afastada do mar e das multidões. Esta pitoresca vila raiana de casinhas brancas tem o Guadiana que a separa da sua vizinha espanhola, a qual avistamos do cais onde não é possível deixar de reparar na quantidade de barcos de recreio que por ali navegam.

Alcoutim tem histórias de rio mas também tem histórias de contrabando, actividade a que muitos dos seus habitantes se dedicavam noutros tempos e que deu origem ao Festival do Contrabando como forma de manter vivas as lembranças de um passado que acaba por moldar a memória.


O nome da localidade tem origem árabe que significaria "o falcão real", segundo o historiador Adalberto Alves, tendo recebido foral em 1304.  É sede de município e pertence ao distrito de Faro.
Embora seja uma terra onde a calmaria se faz sentir, a oferta a nível de restauração é bastante variada, o que permite ao viajante optar por uma refeição ligeira ou mais completa e se quiser pode até saborear uma bebida num dos vários bares existentes.






Não sei se já algumas vez passaram por Alcoutim, mas se não o fizeram, aproveitam numa próxima oportunidade, pois vale bem a visita.

Coordenadas: 37º 28' N 7º 28' O

Sem comentários:

Enviar um comentário