Se existe um lugar trendy em Lisboa, esse lugar chama-se Lx Factory. Diferente, inovador, instagramável, e muito mais que só vendo in loco se pode compreender. É um espaço onde quem faz crafts se sente em casa e claro que eu adoro visitar sempre que surge oportunidade.
Já não ia lá há mais de um ano e no último fim de semana tenho a dizer que fiquei surpreendida pois a oferta é cada vez mais diversificada. O ambiente tem como referência o urbano industrial, já que os edifícios onde o Lx Factory está instalado remontam aos tempos em que ali existiam fábricas, num estilo verdadeiramente icónico.
A nível de restauração tem para todos os gostos, desde hamburgueria até vegan, e tanto se pode lá ir para tomar um café como para fazer uma refeição completa, isto para não falar da oferta cultural onde há sempre lugar a exposições e concertos.
Ao fim de semana existe o já famoso mercado urbano onde inúmeras pessoas vendem o seu artesanato. Vi por lá peças lindíssimas e com aquele compromisso entre a qualidade e a baixa produção, onde cada exemplar é praticamente único, o que cada vez mais agrada a quem quer ter para si uma peça original e irrepetível.
Um edifício com uma intervenção original: a fachada foi propositadamente rasgada e a estrutura da janela encontra-se para lá da parede.
Uma instalação de Bordalo II transformou por completo a parede do hostel.
O LX Factory fica em Alcântara, uma zona relativamente próxima do centro de Lisboa. Naqueles terrenos surgiu em 1846 a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonenses. Mais tarde deu lugar a outras empresas e fábricas e sucessivamente esses terrenos foram sendo abandonados até que em 2007 parece que finalmente foi encontrada a melhor utilização para este lugar.
Morada: Rua Rodrigues Faria, nº 103 Alcântara, Lisboa
Coordenadas GPS:
Latitude: 38º42'10.69 N.
Longitude: 9º10'43.45 W
Alguém por aqui já visitou o LX Factory? O que acharam?
Por acaso ainda não visitei, mas é um lugar bem interessante e quero conhecer pessoalmente!
ResponderEliminarQuando o meu tornozelo o permitir, a ver se consigo visitar :)
Beijinho e continuação de uma boa semana!
Vale mesmo uma visita (espero que o isso do tornozelo não seja nada de preocupação). Beijinhos e as melhoras.
ResponderEliminarVou visitar, com certeza, só ainda não o fiz por falta de oportunidade!
ResponderEliminarQuanto ao tornozelo, vai devagarinho, foi uma fractura dos ossos do tornozelo esquerdo durante as férias da Páscoa e só este mês pude colocar peso no pé, não tem sido fácil. Por isso também a minha ausência do blogue.
Beijinho e muito obrigada <3