24 de maio de 2019

Bolo brigadeiro

Imagine um bolo com uma textura fofa e com forte sabor, recheado e coberto com brigadeiro e enfeitado com pepitas de chocolate. Diferentes texturas que desafiam os nossos sentidos e que só quem aprecia o sabor do chocolate pode entender. Tudo isto e muito mais na receita de hoje.




Quer aprender a fazer este atentado à dieta? É só seguir a receita.
 

Bolo
250 g de açúcar
8 ovos
200 g farinha de trigo
100 g chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento
manteiga para untar a forma


Recheio e cobertura
2 latas de leite condensado cozido
8 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de manteiga amolecida
chocolate granulado

Bolo
Bater os ovos com o açúcar à velocidade máxima, até a mistura dobrar de volume. Só depois se adicionam os ingredientes secos, aos poucos e com a ajuda da vara de arames.

Vai ao forno  a 180º em forma untada e enfarinhada, durante 45 minutos. Vigiar a cozedura do bolo, ele vai subir rapidamente e nessa altura deve ser coberto com papel de estanho que só se retira perto do final da cozedura.

Recheio e cobertura
Misturar o leite condensado com o cacau e a manteiga até estarem bem ligados e levar a lume brando, mexendo sempre. Assim que o creme engrossar, retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.

Entretanto corte o bolo ao meio e deixe-o arrefecer completamente. Aguarde até o creme estar apenas morno e espalhe uma parte sobre a base do bolo. Coloque a outra metade e cobra-o completamente com o restante creme, não esquecendo as laterais.

Enfeitar com as pepitas de chocolate.
 
Bom apetite

2 comentários: